Projetos de extensão são o assunto principal da obra, que recupera a memória do curso

O curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em comemoração aos seus 35 anos, publica uma coletânea especial com artigos de professores e alunos. O livro “Extensão Universitária e Jornalismo” evidencia a importância dos projetos de extensão para a formação e a necessidade dos serviços à comunidade. O livro, que faz parte de uma série de homenagens, está finalizado.

Para o organizador Marcelo Engel Bronosky, compreender o entendimento da sociedade é um fator importante para a formação dos estudantes de jornalismo. Assim, a extensão constrói pontes entre a universidade e a comunidade de modo a contribuir com a interpretação de suas realidades. “Eu penso que a extensão é um dos pilares do curso desde meados dos anos 90, como referência de interesse”, afirma Bronosky.

De acordo com Sérgio Luiz Gadini, autor  de um dos textos da coletânea, a extensão universitária é essencial e prioridade do curso.  "É um compromisso da UEPG há mais de 25 anos”. Gadini afirma ainda que a UEPG se consolida no País pela formação profissional, pesquisa e extensão, conforme sua trajetória.

O Cultura Plural é um dos trabalhos contemplados pela coletânea.  Conforme a Professora Karina Janz Woitowicz, idealizadora do projeto de extensão, a iniciativaprincipal é atuar de forma conjunta ao campo cultural de Ponta Grossa, contribuindo para o reconhecimento e a visibilidade de artistas, grupos e produtores culturais através das mais diversas formas de manifestação.

O Cultura Plural, que em 2021 completa dez anos de atividade, engloba em suas pautas aspectos da cultura popular e produções regionais independentes, bem como temas das políticas e da economia da cultura, com o compromisso de se aproximar e atuar de forma conjunta em diferentes setores da sociedade.

Segundo a professora, a extensão é uma das bases da formação profissional dos estudantes. “Ao longo da sua trajetória, o curso de Jornalismo foi ampliando sua atuação no âmbito da extensão, com o duplo propósito de viabilizar o aprimoramento da formação na área, por meio de experiências de produção jornalística em diferentes suportes e formatos, e promover uma maior inserção da universidade na comunidade local”, relata. Karina.

Ela também destaca que as ações extensionistas do curso de Jornalismo da UEPG oferecem apoio a grupos específicos do município como movimentos sociais, associações de bairros, ONGs, sindicatos, conselhos ligados às áreas da cultura, da infância e da juventude e da saúde, além de ações voltadas aos direitos de trabalhadores sem terra, pessoas idosas, trabalhadores da reciclagem, mulheres e comunidade LGBTQIA+. Desta maneira, o trabalho realizado pelos projetos de extensão se baseia na produção de conteúdo jornalístico sobre temas de relevância social e no apoio à mídia comunitária da cidade.

Reportagem: Redação

Edição e Revisão: Manuela Roque, Malu Bueno