É com pesar que os cursos de graduação e mestrado em Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa recebem a notícia da passagem do professor Nilson Lage, ocorrida na noite de ontem (23/08). O professor tratava de um câncer no pulmão há dois anos.
Nascido em 1936, Lage iniciou sua carreira no jornalismo em 1955 e no ensino em 1971. Como jornalista, atuou em jornais como Diário Carioca, Jornal do Brasil e Última Hora, acompanhando o processo de modernização da imprensa brasileira.
Mestre em Comunicação e doutor em Linguística e em Filologia, trabalhou como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da Universidade Federal de Santa Catarina, onde se aposentou em 2006 após 50 anos de atividade profissional, passando então a colaborar de forma voluntária com o Programa de Pós-Graduação em Jornalismo na mesma instituição.
Autor de extensa produção bibliográfica do campo do jornalismo no Brasil, com mais de uma dezena de livros publicados – entre os quais Ideologia e Técnica da Notícia (1979) e Controle da opinião pública: um ensaio sobre a verdade conveniente (1998), que se tornaram clássicos na área - o professor Nilson Lage analisava as atuais mudanças estruturais da profissão como um processo complexo e antigo.
Como professor e jornalista, Nilson Lage é uma grande referência para o Jornalismo brasileiro e deixa um legado para a área. Aos amigos, familiares e colegas que conviveram com ele, nossos sentimentos.