logo dejor 2

Um post em rede social informa que a juíza substituta de Londrina denunciou o jornalista José Maschio (o Ganchão), que também atuou como professor na Universidade Estadual de Londrina e é dirigente do Sindijor Norte/PR, por conduta irregular. Ele foi intimado a prestar esclarecimentos à polícia na segunda-feira (27) sobre uma publicação que fez no dia 11 de setembro, denunciando a participação da juíza da 6ª Vara Criminal de Londrina, Isabelle Papafanurakis Ferreira Noronha, nas manifestações antidemocráticas de 7 de setembro. A magistrada quer ainda a retratação pública do jornalista e a retirada do conteúdo publicado.

A atitude autoritária da magistrada revela uma prática de quem gostaria que as manifestações públicas (como atos contrários ao estado de direito, por exemplo) fossem silenciados pela mídia, jornalistas independentes e a própria população. Em 17/09/2021, o SindiJor Norte/PR informou que a "juíza militante vai ser investigada em sindicância do TJPR em meio a ameaças de processo".

Os docentes de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa se somam às manifestações do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Norte do Paraná e diversas entidades profissionais em defesa do direito à expressão, crítica e, acima de tudo, informação pública que envolva representantes do poder legislativo, judiciário ou executivo.

Defender a Constituição, a democracia e o direito à expressão constituem uma prática permanente, seja em Londrina, Curitiba, Brasília ou qualquer outro lugar. Manifestamos nossa solidariedade ao jornalista e aos profissionais que enfrentam ataques e intimidações no pleno exercício do seu trabalho.

Ponta Grossa, 28 de setembro de 2021.