CELULAR

Canal atende alunas e alunos vítimas de assédio. Foto: Acervo Periódico

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lançou o Canal de Escuta Gênero e Diversidades para atender alunas e alunos vítimas de assédio ou discriminação dentro da comunidade acadêmica. Cristiane Gonçalves de Souza, diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da universidade, diz que o objetivo, além de identificar casos de violência, é promover discussão e reflexão sobre processos discriminatórios, de assédio e importunação. “O canal atenderá alunos da UEPG. Uma equipe interdisciplinar cuidará das demandas apresentadas pela comunidade acadêmica”, afirma.

Na edição de agosto, o Foca Livre abordou o problema do assédio em universidades de Ponta Grossa. A reportagem contou histórias de alunas dos cursos de Engenharia da cidade. A maioria das entrevistadas disse ter sido vítima ou presenciado assédio nas unidades.

O texto se baseia em uma pesquisa com 58 estudantes. Deste total, 63% delas disseram ter já se sentido intimidadas, excluídas e desconfortáveis por serem mulheres ou presenciaram alguma situação desagradável. “Não é fácil sentir na pele que alguém acima de você na hierarquia não ouve suas ideias apenas por você ser mulher”, disse uma das entrevistadas.

Coletivo

Juliano Lima Schualtz, membro há dois anos do Coletivo Ilê Aiyê da UEPG, diz que a criação do canal é algo muito positivo para a universidade. “Penso que essa ação da escuta seja muito importante, ainda mais nessa conjuntura atual, onde a diferença precisa ser suprimida”.

O estudante afirma ainda que, devido à natureza da universidade, é importante dar oportunidade para diferentes grupos de pessoas exercerem a sua liberdade de expressão. “A universidade é um campo plural, que deve promover a diferença. Buscar lacunas para a movimentação desses grupos no interior da universidade é primordial.” diz Juliano.

Serviço

O atendimento é feito de forma online, por email (praeescuta@uepg.br) ou WhatsApp, pelo número (42) 3220-3227. Por meio do canal é realizado um atendimento que busca acolher, realizar escuta qualificada, prestar orientações, realizar encaminhamentos para a rede de atendimento e encaminhar, se necessário, para a Ouvidoria Geral da UEPG.

Esta reportagem faz parte da edição 218 do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Repórter: Lincoln Buch

Edição: Carlos Solek e Ana Paula Almeida