O Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) está em obras. Portas e janelas foram trocadas para melhorar o isolamento acústico nas salas de aula. Portões também foram substituídos. Além disso, o estacionamento usado por professores e funcionários está sendo revitalizado.

A reforma acontece no momento em que as instalações do campus, como as salas de aula, estão fechadas por causa da pandemia. Para proteção da saúde, os alunos estão em ensino remoto desde o ano passado.

Andrea Tedesco, da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) da Universidade, diz que os reparos estavam previstos antes da pandemia. Ela avalia que a interrupção do ensino presencial facilitou a realização das obras. “Com a pandemia e consequente interrupção das aulas presenciais, as obras transcorreram sem maiores perturbações à comunidade usuária do campus central”, destaca.

As esquadrias foram instaladas em 1970. O isolamento acústico era considerado ruim por estudantes e professores, sendo motivo de reclamação frequente da comunidade acadêmica. Foram substituídas por esquadrias em PVC com vidro duplo. Para a reforma delas, o valor final proposto pela empresa ganhadora foi de R$1,07 milhão.

No caso do estacionamento, o valor final do contrato de licitação foi de R$ 239 mil. O projeto foi elaborado pelas equipes técnicas da Proplan e da Prefeitura do Campus (Precam) e contempla levantamento topográfico, projeto de drenagem, pavimentação, iluminação, acessibilidade e pintura. Com a reformulação da área, a capacidade do local subiu para oitenta e cinco veículos.

De acordo com Andrea, existem outros 31 projetos em fase de desenvolvimento, aprovação ou orçamentação. “Dentre eles está a reforma do pátio interno, recuperando o piso e paisagismo, mas principalmente criando espaços de convivência. Além de solicitações de diferentes departamentos e da Biblioteca Central”, afirma.

Foto: Reinaldo dos Santos

Alunos

Para alunos ouvidos pela reportagem, a reforma era necessária. Ana Flávia Branco, estudante de Letras, acredita que os consertos devem melhorar a rotina de alunos, professores e servidores da instituição. “O isolamento acústico pode ajudar inclusive na concentração nas aulas e melhorar o rendimento dos alunos”, aponta.

O Sindicato dos Docentes da UEPG (SindUEPG) avalia que as reformas são necessárias. O órgão considera importante ter transparência nos contratos e gestão participativa nas decisões sobre a vida no campus. “Se olhando apenas o resultado enxergamos benefícios, indo além vemos a permanência de práticas verticais e pouco transparentes”, diz comunicado do sindicato.

Esta reportagem faz parte da edição comemorativa de 30 anos do jornal-laboratório Foca Livre. Leia o conteúdo completo clicando aqui.

Repórter: Maria Luiza Pontaldi
Edição: Mariana Real e Deborah Kuki