Evento traz pesquisadores e profissionais do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

Entre 25 e 27 de outubro acontece, via internet, o tradicional evento do curso de Jornalismo de Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Semana de Comunicação. Será a 30ª edição do encontro que, neste ano, aborda a produção jornalística em contexto pós-pandêmico. Além das mesas de debates, com dois convidados a cada manhã, ocorrerão oficinas, no período da tarde.
A abertura, na segunda-feira, dia 25 de outubro, trata de novas perspectivas da produção científica após o período mais grave da pandemia de Covid-19. Esta mesa reunirá uma pesquisadora paulistana e outra paranaense, conforme detalhado na programação abaixo.
No mesmo dia 25, durante a tarde, acontece a primeira oficina da 30ª Semana de Comunicação. Será proposto um exercício de reportagem visual sobre a pandemia.
Na terça-feira, dia 26, pela manhã, dois profissionais, um paulistano e outro do Rio de Janeiro vão tratar, respectivamente, do mercado editorial para livro-reportagem e de agência de notícias de periferia.
Na tarde do dia 26, a proposta de oficina envolve manipulação de som e imagem, tema fundamental em um mundo de fake news e adulteração de conteúdos, noticiosos ou não.
O evento será encerrado na quarta-feira, dia 27, com a apresentação de projeto de abrangência mundial relativo a indicadores de credibilidade jornalística, o The Trust Project.

Programação:
25/10, 9h30:
Produção científica pós-pandemia: novas perspectivas
Profa. Dra. Eliza Bachega, Escola Superior de Propaganda e Marketing
Profa. Dra. Monica Fort, Universidade Tuiuti do Paraná.

25/10, 14h:
OFICINA - Proposta de pauta para reportagem visual sobre a pandemia
Prof. Dr. Marcos Zibordi, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Universidade de São Paulo (USP)

26/10, 9h30:
Mercado de trabalho e atuação, outras perspectivas
André Fernandes, criador da Agência de Notícias das Favelas (ANF), Rio de Janeiro
Israel Dideoli, criador e editor da Casa Flutuante, editora especializada em livro-reportagem, São Paulo

26/10, 14h:
OFICINA – Softwares de manipulação de som e imagem: pós-produção e fake news
Rodrigo Matiskei, profissional do audiovisual e docente do Senac, São Paulo

27/10, 9h30: The Trust Project no Brasil: experiência com um sistema de indicadores de credibilidade
Francisco Belda, professor da Universidade Estadual Paulista, Unesp