Teve início nesta segunda-feira (25) a XXX Semana de Estudos em Comunicação organizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em sua 30ª edição, a Semana propõe o debate sobre a produção jornalística pós-pandemia nos campos de pesquisa e mercado. A abertura do evento, mediada pelos professores do Departamento de Jornalismo Muriel Amaral e Marcos Zibordi, trouxe um debate sobre o tema “produção científica pós-pandemia: novas perspectivas” com participação das professoras Eliza Bachega e Mônica Fort.

Eliza Bachega deu início ao debate trazendo a relação de poder e a relação representacional presente dentro do campo de pesquisa. A introdução do assunto foi feita para desromantizar a ideia de como configurar-se o campo da pesquisa científica dentro das universidades e perceber os ataques atuais à ciência. A professora também fala da problemática da pesquisa após pandemia “A pandemia só escandaliza o que estava presente antes dela e que esses temas estão ficando cada vez mais evidenciados para o campo científico” afirma Eliza Bachega.

WhatsApp Image 2021 10 25 at 14.41.15

Em seguida, a professora Mônica Fort falou sobre as temáticas e as demandas sociais que vêm sendo presentes durante a pandemia, onde cita a economia política e cultural como ferramenta de monetização. Além disso, Mônica fala sobre não poder saber como será o campo de pesquisa após o fim da pandemia, e que percebe um período caótico no que se refere a desdobramentos temáticos também associados à relação de poder dentro da área da pesquisa.

A programação da XXX Semana de Comunicação continua nos dias 26 e 27 com painéis de discussão no período da manhã, às 9h30, e oficinas no período da tarde, às 14h. Todas as atividades do evento serão transmitidas ao vivo pela página do Facebook do Departamento de Jornalismo da UEPG. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas nas redes sociais do DEJOR.

Repórteres: Alex Dolgan e Amanda Schimanski
Supervisão de Produção: Vinícius Biazotti