A 30ª Semana de Estudos em Comunicação, organizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), encerra seu terceiro dia de evento com o tema “The Trust Project no Brasil: experiências com um sistema de indicadores de credibilidade”. O evento, que ocorreu nesta quarta-feira (27), teve participação do jornalista e presidente do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo – Francisco Rolfsen Belda. A live foi mediada pelos docentes Marcos Zibordi e Muriel do Amaral e pela acadêmica Marcella Panzarini.
Na transmissão, feita pelo Facebook do DEJOR, Francisco apresentou o Projor e seu objetivo, que é ajudar no desenvolvimento de um jornalismo de credibilidade. Além disso, o jornalista também apresentou o The Trust Project – um projeto que cria indicadores de credibilidade para ranquear os veículos de informação.
Segundo Belda, o site The Trust Project busca mostrar o veículo de comunicação que tem expressões que significam compromisso com a transparência, buscando assim uma credibilidade. Esses parâmetros ajudam também, o leitor detectar esses traços de transparência e compromisso, do veículo, com a informação real. Essas características de credibilidade são dadas através de 8 indicadores, cada um com suas especificidades e áreas de estudo.

IMG 20211027 WA0008

Foto: Redes Sociais (divulgação)

Para Francisco, hoje vivemos um momento de erosão da credibilidade jornalística e que o jornalismo é o compromisso com o fato. “Mas a acurácia, a precisão, a fidedignidade, a autenticidade, a correspondência aos fatos, a honestidade intelectual na referenciação de fontes, na citação de documentos, tudo isso compõe um conjunto de boas práticas de reportagem, de apuração, de relato, que não podem ser dissociadas do jornalismo, sob pena de não fazermos jornalismo”, ressalta ele. Entre as boas práticas ditas pelo jornalista, estão a correção de erros, a citação do autor do que foi escrito, a criação de um manual de ética que evite o conflito de interesses, entre outros pontos.
O também professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (Unesp), destaca que é necessário valorizar o jornalismo profissional e encontrar caminhos para um novo jornalismo, no Brasil e no mundo, que busque caminhos éticos e técnicos da profissão.
A 30ª Semana de Estudos em Comunicação encerrou suas atividades no dia de hoje, mas para rever as lives e as oficinas é só acessar a página do Facebook – Jornalismo UEPG. E para saber mais sobre os indicadores citados por Francisco e sobre o The Trust Project, basta acessar o site: https://thetrustproject.org/.

Repórter: Julia de Oliveira Andrade
Publicação: João Gabriel Vieira