Oportunidade é para presos e presas com um ano ou menos de sentença

Um convênio assinado entre Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, Cadeia Hildebrando de Souza e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), permite  que detentos possam prestar vestibular e ingressar no ensino superior. O acordo já possibilitou que 72 presos participassem da prova no primeiro vestibular de primavera da instituição, realizado dia 29 de setembro de 2021, sendo 66 homens e 6 mulheres.

Ana Lúcia Kulcheski, pedagoga do sistema prisional, conta que anteriormente era ofertado apenas o acesso até o ensino Médio completo nas instituições para as pessoas privadas de liberdade, mas a possibilidade de ingresso na graduação pode alterar o processo.

“Quem está na Cadeia Pública ou Unidade de Segurança e for aprovado terá a oportunidade de ser transferido para a Unidade de Progressão, desde que atendam as condições necessárias para tanto, e assim cursar a graduação presencialmente quando retornarem às aulas, mesmo durante o cumprimento de sua pena”, revela a pedagoga.

A pedagoga destaca que o convênio possibilita que as pessoas privadas de liberdade tenham uma perspectiva positiva e sigam um novo caminho após cumprirem a pena. De acordo com  Kulcheski, a preparação dos participantes foi individual, através de apostilas doadas por cursos preparatórios do município.

WhatsApp Image 2021 12 14 at 10.46.14

Reprodução: Facebook da UEPG.

Critérios

Entretanto, não são todos que podem participar. Antes de efetuarem as inscrições, as instituições prisionais realizam uma seleção entre os apenados para avaliar se estão aptos ou não para participar. Os principais critérios para a análise são o comportamento e o tempo de pena a cumprir, sendo selecionados aqueles com um ano ou menos de sentença.

Para o chefe da Coordenadoria de Processos de Seleção (CPS), Edson Luís Marchinski, além da oportunidade acadêmica, o convênio possibilita a chance de ressocialização dos apenados na sociedade. “A UEPG, através da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis, fará o acolhimento de todos que se tornarem calouros para serem bem atendidos e recebidos no ambiente universitário e na comunidade”.

O convênio continuará nos próximos vestibulares. Assim como na primeira edição, as provas serão aplicadas nos locais onde as pessoas cumprem pena.

Este texto faz parte da edição 220 do Foca Livre, jornal-laboratório produzido por alunos do segundo ano de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Repórter: Victória Sellares
Edição e Publicação:  Rafael Piotto