No mês de abril, a comunidade universitária vai eleger o 12º reitor

Primeira consulta à comunidade universitária na UEPG em 1986. Pleito que elegeu João Lubczyk. Foto: Arquivo UEPG.

No início de abril acontece a consulta pública para eleger o novo reitor e vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Em quase 53 anos de história, a UEPG teve dez professores que assumiram o cargo de reitor – todos homens e brancos. Já a vice-reitoria teve onze professores, também todos brancos. Em relação ao gênero, apenas duas mulheres assumiram o cargo.

Esta será a 14ª vez que os cargos serão ocupados e a 10ª eleição com participação da comunidade universitária. Mais do que exercer o direito ao voto, é importante também ter conhecimento do histórico dos reitores e seus respectivos vices. Entre 1970 e 1987, professores eram nomeados por governadores para as funções.

Dessa forma, assumiram os cargos de reitor os docentes Álvaro Augusto Cunha Rocha (1970), Odeni Villaca Mongruel (1974), Daniel Albach Tavares (1979) e Ewaldo Podolan (1983). O primeiro reitor a ser eleito por consulta pública foi João Lubczyk, graduado em Pedagogia, em 1987.

Ao analisar a formação acadêmica dos reitores, nota-se que os cursos predominantes são Engenharia Civil – dois reitores com dois cargos cada – e Odontologia – dois reitores, um com três cargos e outro com um apenas. Professores com formação em Direito, Letras, Ciências Econômicas, Pedagogia e Geografia também assumiram o cargo, mas com menos frequência.

Para a historiadora Vitória Oliveira, graduada na UEPG, há uma falta de união entre a comunidade acadêmica para mudar o perfil escolhido na consulta pública ao cargo de reitor. “Temos mulheres que ocupam outros cargos importantes dentro da universidade, mas falta um encorajamento para colocar essas mulheres, homens negros e outras minorias como reitor”, afirma.

A Campanha Eleitoral terá a duração de um mês, iniciando em 8 de março, e terminando no dia 8 de abril. Duas chapas disputam os cargos de reitor e vice-reitor para a gestão de 2022/2026. A Chapa 1, "UEPG - O importante é você!", é composta pelo atual vice-reitor, Everson Augusto Krum, e Vanderlei Schneider de Lima. Já a Chapa 2, "Sempre UEPG", pelo atual reitor, Miguel Sanches Neto, e Ivo Mottin Demiate.

De acordo com as informações do Edital Com-consulta Reitor, a votação para a modalidade de Ensino a Distância está marcada para o dia seguinte, 9 de abril. Já a consulta nos Campi de Ponta Grossa será no dia 13. A apuração dos votos será no Ginásio de Esportes do Curso de Educação Física, no Campus Universitário em Uvaranas, no próprio dia 13, a partir das 22 horas.

Última consulta à reitoria, em abril de 2018. Pleito que elegeu Miguel Sanches Neto. Foto: Assessoria UEPG.

Reportagem: Denise Martins Lira

Supervisão de produção de texto: Marcos Zibordi