Diminuição do horário, filas compridas e falta de opções vegetarianas são algumas das reclamações

O retorno às aulas presenciais trouxe a possibilidade de maior convivência entre alunos que permaneceram dois anos distantes da universidade. Por outro lado, alguns problemas surgiram no Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como a lotação e o tempo de espera na fila.

Uma funcionária do restaurante universitário avalia a situação. “Por mais que seja uma grande quantidade de alunos, ainda não me sinto sobrecarregada. A gente consegue vencer”. Em relação ao plano da implementação do café da manhã, feita pelo reitor Miguel Sanches Neto, reeleito em abril deste ano, a servidora tem ressalvas: “por enquanto é só um projeto, até porque atualmente não existem funcionários para isso, nós já estamos trabalhando dobrado, ficamos aqui direto pra fazer almoço e janta”.

Com o aumento do número de estudantes frequentando a universidade, o espaço utilizado para as refeições alcança a lotação rapidamente, o que gera duas grandes filas: a da compra do ticket de acesso e a de espera para entrar no local. Kenya Santos, acadêmica do segundo ano de Comércio Exterior, acredita que o horário de funcionamento do RU central não é satisfatório. “Eu não fazia ideia da alteração do horário, nunca acessei o site, tinha que ficar até, pelo menos, 13h, porque em alguns dias o tempo de fila é grande”.

Para além do curto período de atendimento, o calouro de Ciências Contábeis, Gustavo Guimarães acredita que o espaço do RU poderia ser maior. “O espaço do restaurante é pequeno para a demanda atual, por isso a fila fica tão comprida. Além disso, o horário não é suficiente para quem estuda ou trabalha até 12h30”.

Além dos problemas de estrutura e horário, a falta de opções do cardápio vegetariano é um problema para Camila Emmerich (ver vídeo), caloura de Comércio Exterior. “Não existe cardápio para a refeição vegetariana, sei que é soja todos os dias, mas a mistura é sempre diferente. Também sei que faz mal comer proteína de soja todos os dias”.

Tempo que a acadêmica demorou para almoçar no RU do campus central. Vídeo: Lilian Magalhães

Reportagem: Lilian Magalhães

Edição e publicação: Maria Helena Denck