Com apoio da Fundação Municipal de Cultura de PG, a produção conta como o colégio conseguiu pacificar e renovar os espaços escolares

Estreou nesta semana o documentário “Borell, uma escola restaurativa” na plataforma de streaming do curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, o FocaPlay. A produção, que pode ser acompanhada gratuitamente, conta como o Colégio Borell conseguiu superar momentos difíceis de sua história e se tornou um colégio pacifico no município.

vlcsnap 2022 07 28 00h15m33s813

Imagem: Reprodução - Documentário Borell, uma escola restaurativa

Dirigido por Angelo Rocha, o documentário, lançado ainda em 2020, colheu diversos relatos de professores, servidores e alunos que de alguma forma participaram da renovação do espaço escolar.

A produção ainda detalha como a prática da Justiça Restaurativa no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell du Vernay ajudaram a mudar o cenário de falta de diálogo, violência física e acesso às drogas. O objetivo do diretor é trazer à tona essas diferentes experiências a fim de mostrar a mudança de um cenário que por muito tempo foi marcado por conflitos e hoje é conhecido por ser um ambiente de paz.

O documentário completo está disponível no site focaplay.com.br e pode ser assistido de forma totalmente gratuita e sem anúncios, onde você ainda pode encontrar outros mais de 20 filmes e 3 séries completas. A plataforma FocaPlay é atualizada mensalmente com novas produções, entre elas o documentário filmado em PG “Quem vê minha dor” e a séries, também filmado na cidade, “No fim das linhas: a história das ferrovias em Ponta Grossa.”

Ficha técnica:

Edição e publicação: Heryvelton Martins