Alteração na lei inclui o Processo Seletivo Seriado (PSS)

 

A nova política de cotas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) vai ser implementada no próximo vestibular. Com a nova regulamentação, pessoas com deficiência passam a ter direito a 5% das vagas, candidatos negros de escola pública e privada, a 15% e candidatos de escolas públicas em geral, 40%. No total, 25% das vagas do vestibular são reservadas para essa modalidade de seleção. Neste ano, as cotas estão incluídas no Processo Seletivo Seriado (PSS). 

 

WhatsApp Image 2022 10 04 at 09.34.11

Mudanças na política de cotas são importantes para diversificar a Universidade | Foto: Danilo Schleder/Lente Quente

 

Segundo a professora e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis, Ione da Silva Juvino, a UEPG possui cotas desde o vestibular de 2007. Em 2013, a política foi reavaliada e uma nova proposta entrou em vigência, funcionando até este ano. Ione explica que as atuais mudanças são importantes para diversificar a Universidade. Ela lembra que a UEPG participa de outros projetos de inclusão, como participação no vestibular dos povos indígenas, que tem ampliado o número de candidatos a cada ano por meio das vagas suplementares. 

A professora relata que no início de 2021 a comissão estabeleceu o objetivo de aumentar a entrada de pessoas negras na Universidade. “É muito visível, ao observar fotos de formaturas ou participar dos eventos, que são pouquíssimas pessoas negras se formando”. De acordo com Ione, nos últimos cinco anos, cerca de 370 cotistas negros ingressam na Universidade e somente 122 concluíram seus cursos. “Não precisamos apenas aumentar a entrada, mas também garantir a permanência”.

 

Mudanças

As bancas são uma das medidas para evitar fraudes, além das denúncias, de acordo com a Diretora de Ações Afirmativas e Diversidade da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da UEPG, Cristiane Gonçalves de Souza. O candidato que se inscrever em vagas de cotas raciais deverá passar por uma banca logo na pré-matrícula. “Todo e qualquer candidato que optar pela cota racial vai passar pela banca de heteroidentificação”. 

Cristiane explica que todas as pessoas integrantes das bancas estão aptas e qualificadas para a atividade que visa garantir a diversidade. “A banca não é para constranger”. Elas ajudam a assegurar e defender os direitos de concorrer às vagas. Para mais informações, é possível acessar o site da UEPG e conferir o edital do PSS que inclui a nova política de cotas.

 

Ficha Técnica

Reportagem: Pamela Tischer

Edição e publicação: Cassiana Tozati

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli e Marcelo Bronosky

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.