A campanha que aconteceu em 1984 teve muita repressão no município

A palestra realizada na quarta (20), durante a semana do V Ciclo Descomemorar Golpes, reuniu os convidados João Luiz Stefaniak, Péricles de Mello, Herculano Lisboa e Luiz Valdir Slompo de Lara que participaram ativamente do movimento das “Diretas Já!”, em 1984. O evento realizado pelo Departamento de Jornalismo, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, tem como tema nesta edição a “Defesa da Democracia e dos Direitos Humanos”. Para retratar o assunto, além dos 40 anos da campanha de “Diretas Já!”, o Ciclo aborda os 60 anos do Golpe Militar, instituído em 1964, e os 20 anos do movimento de 2 março da UEPG.

Com mediação do professor do Curso de Jornalismo da UEPG Sérgio Gadini, os palestrantes das áreas do direito, política e economia, contextualizaram o período histórico da década de 80, quando iniciou o movimento das “Diretas Já!”, período importante para o processo de transformação política do país e de mobilização da população. Questionado sobre as memórias do movimento, João Luiz Stefaniak relatou o medo que as pessoas tinham de participar dos atos, mesmo aquelas que apoiavam a volta das eleições por meio do voto direto. Os convidados relembraram também o significado de reunir 500 pessoas em um ato, tornando Ponta Grossa um dos primeiros lugares a levantar a bandeira do movimento. Mesmo contando com número significativo de participantes, o contexto histórico da ditadura ainda amedrontava as pessoas a apoiar publicamente a luta.

​Herculano Lisboa explicou que, naquela época, Ponta Grossa era ainda mais conservadora, especialmente em relação ao contexto político. Lisboa salienta que os participantes das “Diretas Já!” eram destemidos, apesar da situação de repressão. Naqueles momentos de manifestações, falava-se que em Ponta Grossa o apoio às eleições diretas praticamente não existia e que era uma minoria que desejava mudanças, que fazia oposição à ditadura.

Cópia de mariana borba 02Os convidados, das mais diversas áreas de atuação, participaram ativamente no marco das "Diretas Já!". Foto: Mariana Borba

​Péricles de Mello, ex-prefeito de Ponta Grossa, explicou a importância da participação política dos jovens na reconquista da democracia: “Todo jovem deve reservar um momento para vivenciar a política das mais diversas formas”. Já Herculano Lisboa, reforça a liberdade que a democracia plena proporciona, condição que não existia na época da ditadura militar, quando o que estava em cena era a repressão e o medo.

De acordo com João Luiz Stefaniak, foi importante ir para a rua lutar pela redemocratização do Brasil na década de 80. Essa luta da população, segundo ele,  foi essencial contra a ditadura: “Vão para a rua! A rua continua sendo um espaço importante que a gente tem para se organizar, para fazer o enfrentamento político”. Outro ponto destacado como fundamental  para as conquistas políticas, na visão de Stefaniak, são as redes sociais, ferramenta que eles não podiam contar naquela época para se posicionar e que atualmente faz parte da grande política de massa.

​A programação do V Ciclo Descomemorar Golpes acontece até o dia 22 de março e contempla também como tema a tentativa de golpe de 8 de janeiro de 2023 e a importância de descomemorar golpes. A programação completa está disponível em https://www.uepg.br/jor-democracia-evento/.

Cópia de vitória schrederhof 01A presença dos universitários enfatizou a importância da participação dos jovens no meio político. Foto: Vitória Schrederhof

Ficha técnica:

Produção textual: Annelise dos Santos