Debate envolveu professores e alunos dos cursos de Direito e Jornalismo da UEPG na 5ª edição do Ciclo Descomemorar Golpes

 

Com a finalidade de discutir os ataques golpistas de 8 de janeiro de 2023, Thais Machinski, advogada e especialista em direito penal, Pedro Miranda e Volney Campos, professores do curso de Direito UEPG, debateram na noite de quarta-feira (20), no grande Auditório do Campus Central, o painel “Responsabilidade penal dos golpistas em 8/01/2023”. A atividade integra o V Ciclo Descomemorar Golpes, realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, que tem o objetivo de não comemorar o aniversário de golpes como os 60 anos do golpe militar de 1964, mas nunca esquecê-los.

 

IMG 9010

Palestrantes destacam a importancia de discutir o assunto para que nunca seja esquecido. Foto: Nicolle Brustolim

 

Os convidados contextualizaram o acontecimento que culminou na invasão e  depredação dos prédios dos três poderes, em Brasília. As ações motivadas pelos bolsonaristas, com incentivo do então presidente Jair Bolsonaro, abalou as instituições e a democracia. O movimento golpista  foi resultado da insatisfação da extrema direita, derrotada nas eleições presidenciais de 2022. A discussão da noite portanto, teve como eixo todo esse movimento golpista que foi ganhando força no Governo Bolsonaro. A partir desse fato, os palestrantes procuraram demonstrar, à luz do Direito, as repercussões  e as consequências legais para os envolvidos na trama golpista. 

Ponto importante e bastante discutido pelos palestrantes foi a polarização política no país, responsável pela divisão de opiniões e muitas contendas no campo político. “Quando a gente transforma qualquer discussão complexa em ser uma coisa ou outra, como ser bolsonarista ou petista, por exemplo, você simplifica o complexo.” afirma Volney Campos, afinal a partir desse momento, torna-se difícil entender onde está a dificuldade de duas pessoas, com seus pensamentos opostos, defenderem a liberdade e a democracia. 

A partir da ideia que a democracia deve favorecer toda sociedade e não apenas um indivíduo, Pedro Miranda, mestre em Ciências Sociais, observa que “se você colocar um bolsonarista e um petista, eles vão concordar com a frase ‘você  quer mais liberdade e democracia? Sim, sem dúvidas. Mas a democracia de quem? A democracia para todo mundo? Pessoas negras, trans, homossexuais…? Ou a democracia só pra mim, e dane-se os outros?”.

 

IMG 8983

Advogada Thais Machinski explica sobre direito penal citando os ataques antidemocráticos. Foto: Diogo Laba

 

Depois da apresentação, o público pôde fazer seus questionamentos, o que enriqueceu o debate, possibilitando a compreensão do assunto sob diferentes pontos de vista. O quinto Ciclo Descomemorar Golpes começou na segunda-feira (18) e se estende até a sexta-feira (22) com o lançamento da exposição “20 anos Movimento 2 de Março/2004)” no Hall do Bloco D.

 

Ficha técnica: 

Produção: Diogo Laba e Nicolle Brustolim

Edição e Publicação: Diogo Laba

Supervisão da produção: Carlos Alberto de Sousa

Supervisão da publicação: Cândida de Oliveira e Luiza C. dos Santos

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.