Os trabalhos beneficiam  mais de 1 milhão de pessoas segundo dados da Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais

iesol 3

A UEPG possui atualmente 20 programas e 158 projetos extensionistas | Foto: Nicolle Brustolim

Os departamentos de graduação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolvem projetos e programas de extensão com o intuito de promover o aprendizado e maior contato dos acadêmicos com a realidade. As ações desenvolvidas pelos cursos da instituição costumam acontecer com a orientação de professores e funcionam a partir da atuação dos alunos em contato com a comunidade interna e externa, por meio do aprendizado obtido em sala de aula.

O Projeto de extensão  “Nós na Rede”, criado em 2009, gerenciado pelo Departamento de Odontologia, possibilita a prática de pesquisas e ações organizadas para prestar informações sobre saúde bucal e tratamentos odontológicos. Tem por objetivo suprir a carência de políticas de apoio voltadas à população. “É super gratificante levar informações sobre a Odontologia para as pessoas e ver o retorno de quem precisa e tem interesse nos atendimentos”, afirma Larissa Inácio, estudante do terceiro ano de Odontologia que participa há 7 meses do projeto. Para a acadêmica, o trabalho permite tornar a saúde bucal mais próxima da realidade de algumas pessoas sem acesso a esse tipo de conteúdo. Outro Projeto que tem dedicado atenção aos moradores da cidade é a  Incubadora de Empreendimento Solidários (IESol). A entidade atua desde 2005 na universidade e sua organização conta com o apoio do curso de Serviço Social. O objetivo do projeto é  fomentar, organizar e consolidar empreendimentos econômicos solidários  no município. Esses perpetuam princípios importantes para a vida em sociedade, para além da geração de renda. “A economia solidária propõe que se trabalhe na perspectiva de autogestão, princípios de sustentabilidade e democracia, participação social, defesa do meio ambiente e minorias”, explica Reidy Rolim de Moura, coordenadora da IESol. Atualmente o programa atende mais de 300 pessoas e, consequentemente, beneficia indiretamente suas famílias, afirma a coordenadora.

A IESol, trabalha com grupos em situação de vulnerabilidade social, como dependentes químicos e pessoas atendidas pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD). A acadêmica Rafaela Bueno, de serviço social, atua há 1 ano no projeto. Para a jovem, a participação em projetos desse tipo auxilia na formação de profissionais conscientes. “Para mim estar inserida  nesse âmbito é de extrema importância, visto que dá sentido ao tripé da universidade: ensino, pesquisa e extensão, em que estudantes podem compreender de forma crítica a realidade de cada indivíduo, proporcionando a preparação de um profissional humanizado,”. Segundo a estudante, a economia solidária se contrapõe ao sistema vigente atual e mobiliza alguns princípios que favorecem oportunidades de geração de renda às pessoas.

De acordo com a Pró Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (PROEX)  da UEPG, a Universidade tem atualmente 20 programas e 158 projetos extensionistas. A maior parte deles se localiza no setor de Ciências Biológicas e da Saúde, seguido pelo setor de Ciências Humanas, Letras e Artes. Ao todo, por meio das atividades desenvolvidas, eles atingem em torno de 1,5 milhão de pessoas na região dos Campos Gerais.

Produção: Nicolle Brustolim

Edição e publicação: Luísa de Andrade e Vitória Schrederhof