Escritório de Relações Internacionais visa ampliar os conhecimentos e as perspectivas acadêmicas dos alunos

Com 65 convênios internacionais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) oferece aos estudantes a chance de vivenciar culturas diferentes e expandir suas experiências acadêmicas e profissionais. A UEPG tem se destacado como uma instituição comprometida com a internacionalização e proporciona inúmeras oportunidades de intercâmbio por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI).

UEPG CENTRAL Vera Marina Viglus

Universidade Estadual de Ponta Grossa possibilita internacionalização acadêmica | Foto: Vera Marina Viglus

Desde a sua criação, o ERI já possibilitou que 799 alunos participassem de programas de intercâmbio. Os cursos de Direito e Agronomia são os que mais oferecem oportunidades. Um dos primeiros e mais importantes convênios da UEPG foi com a Ohio State University, através do The Ohio Program (TOP), que permite a alunos de Agronomia e Zootecnia realizarem estágios nos Estados Unidos.

“A experiência de intercâmbio é, sem dúvida, transformadora", relata Letícia Becher Niedvieski, estudante de 23 anos que participou do MITACS Globalink no Canadá. "Desde pequena, eu falo em morar no exterior e experimentar um estilo de vida diferente. Assim, quando soube da oportunidade do MITACS Globalink através de um amigo que havia sido selecionado, imediatamente comecei a providenciar cartas de referência e a documentação necessária para a aplicação.". Niedvieski também menciona que o maior desafio foi ter encontrado foi ter independência para morar sozinha e conciliar afazeres domésticos, com a vida pessoal e profissional.

Felipe Gaioski participou de um intercâmbio de duas semanas na Universidade da Louisiana em Lafayette, Estados Unidos, "Um intercâmbio sempre é uma experiência muito enriquecedora tanto para a carreira quanto para si próprio. Quando recebi a oportunidade, não pensei duas vezes", comenta Gaioski. Ele menciona que a experiência contribuiu para sua carreira e desenvolvimento pessoal, e destacou a oportunidade de explorar New Orleans e conhecer pessoas de diversos países, o que enriqueceu sua vivência. "Conheci também outro brasileiro, Eurico, violinista e estudante de Música. Uma pessoa extraordinária," relembra.

Amanda Voorsluys, por sua vez, participou de um mestrado sanduíche em Tecnologia Ambiental no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal. Ela destaca como a experiência ampliou seus horizontes pessoais, acadêmicos e profissionais, e proporcionou interações valiosas com pesquisadores de várias partes do mundo. "Minha primeira vez fora do país foi incrível. Conheci pessoas de várias partes do mundo e de culturas diferentes. Participei de aulas, visitas de estudos, eventos universitários, bem como atividades na cidade" relata.

Além de oferecer suporte aos alunos para questões como moradia e documentação, o ERI garante aos estrangeiros que vêm para Ponta Grossa o acesso gratuito ao Restaurante Universitário através de uma parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). A atuação da UEPG na Rede Zicosur Universitária, grupo de universidades públicas de seis países da América do Sul, reforça o compromisso da instituição com a integração regional acadêmica e o intercâmbio nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

A UEPG, por meio do ERI, continua a investir na internacionalização, oferece aos seus estudantes a chance de crescerem em ambientes multiculturais e se prepararem para um mercado de trabalho globalizado. “As experiências de intercâmbio relatadas pelos alunos comprovam que essas oportunidades são essenciais para o desenvolvimento completo, enriquecendo tanto a vida acadêmica quanto pessoal dos participantes” comenta Sulany Silveira, diretora do Escritório de Relações Internacionais. "Todo aluno deveria ter a oportunidade de participar de um intercâmbio e viver intensamente uma nova cultura e novos aprendizados," salienta Niedvieski.

Produção: Radmila Baranoski

Edição e publicação: Vitória Schrederhof