Foto: William Clarindo

Em reunião na segunda-feira (29), o Conselho de Administração (CA) da UEPG discutiu questões cabíveis e estratégias para combater a insegurança dentro da Universidade. Representantes dos servidores e técnicos sugeriam que fosse criada duas Comissões de Segurança: uma do campus central e outra do campus de Uvaranas.

Para Valquíria Nanuncio, representante suplente dos agentes universitários no Conselho de Administração, a ideia da Comissão é propor um debate sobre segurança, entendendo que essa questão não deve ser um problema só da administração, mas precisa ser debatido e resolvido também pela comunidade acadêmica, que vive a realidade universitária dia a dia. A Comissão de Segurança deve criar um cronograma e planejamento de ações e estratégias necessárias, além de manter o diálogo com o Conselho de Administração, cobrando essas melhorias.

Por deliberação da maioria dos integrantes do Conselho, foi decidido que a Comissão de Segurança seja criada imediatamente e composta por setores da Universidade: um professor de cada setor de conhecimento, um agente universitário de cada setor de conhecimento e um estudante de cada setor do conhecimento (diurno e noturno), além de um estudante de pós-graduação de cada setor do conhecimento e representantes das

Pró-reitorias da Universidade. Para eleger os representantes dos estudantes, a reitoria deve contatar o Movimento Resistência Estudantil, devido à falta de um Diretório Acadêmico.

Robson Laverdi, representante docente no Conselho de Administração, acredita que a Comissão surge com o caráter de manter o compromisso de ouvir mais a comunidade acadêmica e entender o que é considerado segurança para os estudantes. Para Laverdi, a Comissão deve dar voz à comunidade acadêmica e buscar diálogo com estudantes a partir do Movimento Resistência Estudantil.

A constituição da Comissão só é possível a partir da publicação da portaria assinada pelo Reitor Luciano Vargas. A divulgação dessa portaria ocorre até sexta-feira (01). Posteriormente será estabelecido um prazo para formação e constituição da Comissão de Segurança da UEPG.