Foto: Lucas Cabral
A ação teve como objetivo a conscientização em relação ao sistema público de ensino

Ocorreu nesta terça-feira, 20 de junho, o Dia Nacional de Mobilização rumo à Greve Geral. A data foi marcada pela paralisação das atividades nas universidades públicas estaduais como forma de protesto contra o sucateamento do sistema público de ensino no Paraná, cujo alvo principal foi o programa Meta-4 proposto pelo governo Richa.

Durante o dia da paralisação, professores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) de diferentes áreas de conhecimento dividiram-se em equipes a fim de visitar os colégios estaduais da cidade e conscientizar os alunos sobre a manobra utilizada pelo governo.

Com a intenção de discutir as consequências do bloqueio estadual de verbas, os professores procuraram mostrar aos alunos do Ensino Médio o que a universidade pública representa em números, a amplitude de cursos ofertados, o quadro docente, sua estrutura e os serviços prestados à comunidade.

Desde a manhã até à noite, foram visitados os colégios estaduais Frei Doroteu de Pádua, José Elias da Rocha, Amálio Pinheiro, Alberto Rebello Valente, Nossa Senhora das Graças, Epaminondas, Borell, Eugenio Maliski e Instituto de Educação.

O dia também foi marcado por atividades como panfletagem e diálogo com a população. Pela manhã, na UEPG, a professora Dra. Anita Helena Schlesener ministrou a palestra “Democracia Burguesa e Políticas Educacionais em Gramsci”, no Grande Auditório, onde foi fomentado o debate sobre o cenário político atual.

Meta-4

O principal objetivo da paralisação foi chamar a atenção da comunidade estudantil e dos paranaenses para os desdobramentos do sistema Meta-4, implementado pelo governo Richa desde 2012, que controla desde os concursos, vagas de técnicos e docentes até o avanço de carreira dentro das instituições públicas de ensino. As universidades estaduais do Paraná representam um sistema de ensino público superior de referência nacional, e as ações do governo estadual, sintonizadas com o posicionamento federal, ameaçam o direito de milhares de jovens ao acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade.