Entre os dias 1º e 7 de agosto acontece em cerca de 120 países a Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). O projeto desenvolve ações de proteção e apoio à amamentação como palestras e cursos. Neste ano, com o slogan "Trabalhar juntos pelo bem comum", a semana comemora a 25ª edição.
Como parte da SMAM, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu, na última quinta-feira (3), a especialista em pediatria e cuidados intensivos neonatais, Allana Trieweiler, para uma fala sobre "Mitos relacionados ao aleitamento
materno". Durante a palestra, a consultora em aleitamento materno abordou benefícios e riscos da amamentação e debateu conhecimentos de senso comum questionados por evidências científicas.
A iniciativa promovida pela AMAS (Associação em prol da Maternidade Ativa e Segura) foi aberta ao público e reuniu homens e mulheres interessados no assunto. Para Caroline Aparecida dos Santos, bióloga e integrante da diretoria da entidade organizadora, a semana é fundamental para mostrar às mulheres que, se optarem por isso, são capazes de amamentar e, portanto, devem confiar e aprender sobre o assunto. “Existe uma cultura machista que propaga barreiras que impedem algumas mães de amamentar. Muitos procuram fórmulas enquanto tem o melhor alimento no peito”, defende Luiz Fernando Rodrigues de Oliveira, participante da palestra.