Fórum dos Direitos Humanos acontece nesta quinta (17) às 18h30. | Foto: Debora Chacarski/Lente Quente
O Grupo Renascer organiza, nesta quinta, 17, a 15°. edição do Fórum de Direitos Humanos no grande auditório do campus central da UEPG às 18h30. O evento realizado anualmente objetiva conscientizar a população sobre os problemas enfrentados pelas minorias nos Campos Gerais, entre elas os negros, indígenas e LGBT’s. A novidade deste ano é a realização do evento na UEPG com apoio do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Segundo Guilherme Portela, membro da diretoria do DCE, este debate precisa ser levado aos estudantes, buscando a participação de acadêmicos envolvidos em movimentos sociais. “Não vamos conseguir atingir as minorias como um todo, mas temos vivências e isso precisa ser discutido e divulgado”, explica.
O fórum conta com a participação de de Thais Boamorte da comissão de diversidade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e com as travestis Fernanda Riquelme e Débora Lee, presidente da ONG Renascer. Após o fórum, Guilherme Portela e a Dra. Megg de Oliveira, primeira travesti negra a ser doutora no Paraná, realizam o 16°. Seminário de Diversidade Sexual nos Campos Gerais. O evento também recebe artistas que fazem performances sobre o tema.
“É importante falar em direitos humanos pois, em pleno século XXI, ainda existem políticos que pregam ódio e discutir o assunto é uma forma de resistência”, avalia Germano Busato, acadêmico de Jornalismo na UEPG.
No seminário Guilherme Portela lembra como as cidades que possuem movimentos LGBT’s conseguem legislações mais democráticas. “Quando falamos com vereadores alguns não sabem nada sobre questão de gênero e, por isso, precisamos discutir com a população”, explica. Após o evento uma carta sobre as pautas discutidas será entregue aos vereadores de Ponta Grossa de forma simbólica.