A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) acabou de publicar o ebook “Foto&Poema: diálogos entre Arte e Ciência”. A obra, nona produzida pelo Foca Foto, é resultado de uma parceria entre o curso de Jornalismo, professores dos departamentos de Artes e de Estudos de Linguagem, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). São fotografias sobre o cotidiano, sentimentos e percepções de mundo que embasam 42 poemas escritos por estudantes dos três cursos, professores e participantes do projeto.

“A proposta de fazer um livro envolvendo foto e poemas começou em 2017”, explica o coordenador do projeto Foca Foto, professor Carlos Alberto de Souza. Ele conta que o grupo tentou se articular com os acadêmicos de letras e criar uma parceria para a realização do livro. “Mas poucos alunos, naquela época, se interessaram. Em 2018, eu e o professor Paulo Rogério de Almeida voltamos a defender a proposta e envolvemos a professora Josie Parrilha da Silva e o professor Nelson da Silva Jr., do Departamento de Artes. E, deu certo”.

Para Souza, o ebook Foto&Poema valoriza a criação, a arte e a ciência. “Além de fazer uma obra interessante e inovadora, tínhamos como proposta integrar departamentos de ensino da UEPG por meio da extensão. Acho que demos um passo importante nessa direção e a atividade começou a render frutos”, destaca. Souza aponta, também, que por meio dessa iniciativa, é possível criar uma cultura dentro da universidade de compartilhar conhecimento e experiência, envolvendo na ação professores, estudantes e funcionário da UEPG e, até, alunos egressos da universidade.

O livro está disponível na página da Proex. O início da obra é composto por três capítulos reflexivos e teóricos sobre imagem e criação. O debate é mediado por três professores de diferentes departamentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). O primeiro artigo “Imagem, nossa companheira do dia a dia” é do professor de Jornalismo Carlos Alberto de Souza que revela o histórico e a força que a fotografia tem na sociedade.

A segunda reflexão partiu do professor do Departamento de Estudos da Linguagem, Paulo Rogério de Almeida. Intitulado “A poesia: alguns aspectos a serem considerados”. O artigo levanta conceitos teóricos e traz exemplos sobre a diferença entre poemas e poesias.

Em “Não sou aquilo que você vê, sou aquilo que sou: um pouco do que você sente, um pouco do que você imagina, um pouco do que você sonha...” capítulo escrito pela professora do Departamento de Artes, Josie Agatha Parrilha da Silva, o leitor pode acompanhar o processo de contemplação das Artes Visuais, em especial a apreciação visual das imagens.

O ebook é composto por 42 poemas que estão relacionados a uma ou mais fotografias. Cada participante escolheu uma imagem para escrever o que sentia, o que a imagem fotográfica inspirava. O participante e acadêmico de jornalismo Thailan de Pauli aponta que achou genial a ideia do livro. “Tivemos o desafio de combinar foto com a palavra e o resultado foi esse. Reunir o pessoal de letras, artes e jornalismo foi uma mistura boa para a vitória da arte”, expõe.

O acadêmico Thailan de Pauli utilizou a fotográfica do professor Souza para escrever uma reflexão sobre a fragilidade da vida e da sociedade.

Sete imagens do ebook são da técnica laboratorial em fotografia Taís Maria Ferreira. A fotógrafa relata que foi muito prazeroso participar do livro. “Muitas fotos minhas foram escolhidas. Isso valoriza o meu trabalho. Sem contar a oportunidade de publicar os meus poemas”, destaca. Taís também aponta a importância na interdisciplinaridade com as áreas de Letras e Artes. “Essa soma faz a gente aprender com eles. É sempre bom ter um novo olhar para esse vasto mundo das imagens”, observa.

A aluna Andreia Spanholi inspirou-se na fotografia de Ferreria para refletir sobre o cotidiano vazio das pessoas.

O professor do Departamento de Linguagem Paulo Rogério de Almeida foi um dos convidados para compor a coordenação do livro “Foto&Poema”. Além de escrever os poemas, Almeida foi um dos revisores da obra. Na sua visão, o projeto foi importante por envolver áreas distintas do conhecimento. “Foi fundamental o empenho dos três organizadores do ebook para que o livro fosse um sucesso e contasse com a adesão dos acadêmicos”, reforça.

Germano Busato, estudante de jornalismo, expressa que escrever o poema foi uma forma de manifestar o que sentiu, por meio de palavras. “Essa mistura de poesia com fotografia teve uma combinação perfeita. Além do livro mostrar um olhar diferente que as pessoas podem ter da fotografia, mostra o poder da imagem para expressar uma poema”, enfatiza.

Germano Busato, utiliza-se de uma fotografia da cidade de Curitiba, para revelar seus sentimentos quanto a mudar de cidade para estudar, a saudade da família e pessoas próximas.