As tranças são uma forma de resgate da autoestima e de representatividade da cultura afro | Foto: Maykon Lammerhirt/Arquivo Lente Quente

O Instituto Sorriso Negro, em comemoração ao dia da Consciência Negra, prepara atividades e visitas às comunidades quilombolas da região dos Campos Gerais no mês de novembro. Na próxima semana, além das visitas, os professores integrantes do Instituto realizarão palestras sobre a história do movimento negro no Brasil nas escolas onde lecionam. Ouça a reportagem de Maria Eduarda Eurich.

Reportagem: Maria Eduarda Eurich
Edição: Patrícia Guedes
Supervisão: Professoras Angela Aguiar e Fernanda Cavassana
Monitores: Luiz Zak e Alex Miles
Apoio técnico: Reinaldo Santos

O ilustrador William Starke viu nos livros do projeto Pegaí, que estavam com a capa em branco, uma oportunidade de mostrar o próprio trabalho. As capas fizeram tanto sucesso que o artista foi chamado para dar vida a outros livros. Assista ao perfil do ilustrador na reportagem de Veridiane Parize.

A adoção de crianças e adolescentes por casais homoafetivos foi e ainda é uma luta constante. A Constituição Federal, até meados de 2011, condicionava como “família” o casal representado por um homem e uma mulher. Com compreensão de que “família” é constituída por relações de afeto, o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo, abrindo então a possibilidade e o direito à adoção.

Obrigatoriedades para adoção são iguais, mas ainda existem barreiras culturais | Foto: Amanda Dombrowski

Ouça a reportagem de Ana Moraes:

Reportagem: Ana Moraes
Edição: Luiz Zak
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Carlos Sousa e Fernanda Cavassana
Monitores: Luiz Zak e Alex Miles
Apoio técnico: Reinaldo Santos e Taís Maria Ferreira

Grupo de Teatro da cidade apresenta peça sobre as obras de Shakespeare Foto: Matheus Gaston

O palco principal do Teatro Ópera se transformou, na última quinta-feira (24), numa grande taverna que relembrou vários clássicos de um dos maiores ícones do teatro inglês.  A peça Shakespeare: Paixão e Poesia levou para o Fenata uma montagem do Grupo de Teatro Cidade de Ponta Grossa.