Você conhece quem é o profissional que faz os instrumentos musicais? Veja no VT a importância do luthier para o cenário musical.

Parque Histórico de Carambeí recebe a visita do Papai Noel dia 30 de novembro, às 20h30. O ingresso para este dia será um brinquedo em bom estado. As comemorações natalinas do parque iniciam dia 24 de novembro, acomanhe as demais programações a seguir.

No dia de 20 de novembro é comemorado o Dia da Consciência Negra, marcado por um país que ainda acredita no mito da democracia racial. Em Ponta Grossa existem dois eventos na semana que visam dar mais espaço ao negro no município.

Vinícius da Silva, membro da Sociedade Afro-brasileira Cacique Pena Branca e organizador do Festival Expressão Afro, em parceria com a Fundação Municipal de Cultura (FMC), avalia a situação: “precisamos dos eventos para existir”.O Festival Expressão Afro conta com uma programação que começou na terça, 20/11 até dia 23, e pode ser acessada no site da FMC.

Um projeto do evento havia surgido em 2017 mas, como não teve financiamento, registrou pouca adesão no Município. Em 2018 o projeto a Fundação Cultural topou a parceria. A programação vai desde editais da Fundação sobre cultura afro até um jantar de comidas típicas. “Algo que foi esquecido por tanto tempo na cidade conta agora com uma programação voltada à situação atual”, diz da Silva.

Outro evento acontece simultaneamente na cidade, o Novembro Negro: Em memória a Marielle Franco. Realizada pelo Diretório Central de Estudantes (DCE) da UEPG, a iniciativa abriu na segunda, 19/11 e tem programação marcada até quarta-feira, 28/11, da próxima semana. Vinícius da Silva avalia a simultaneidade dos eventos. “É triste saber que os dois acontecem sem vínculo e é algo para mudar no próximo ano”, afirma. O evento do DCE é voltado a participação acadêmica sobre o tema.

Bruno Margraf, membro do Centro Acadêmico Carvalho Santos (CACS), um dos parceiros do evento, afirma que por conta das poucas políticas sociais para negros na UEPG, têm-se uma universidade com pouca pluralidade, algo que o evento quer levantar. “É importante trazer o meio acadêmico para discussão, especialmente numa universidade tão embranquecida”, explica Margraf. Érica de Souza, integrante do Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR) concorda com a explicação de Margraf. “Os eventos são necessários, tanto para a Academia quanto para a sociedade, pois é preciso entender a dívida história que temos com a população negra”, completa.

O escritor ponta-grossense Kleber Bordinhão comanda o bate-papo “A Poesia e a Imaginação” na noite desta terça-feira (18), às 19h30, no SESC Ponta Grossa. A 37ª Semana Literária teve início ontem (17) com mesa redonda sobre o tema “Autoficção: A imaginação do eu como uma marca”.

No bate-papo do segundo dia do evento, Bordinhão pretende abordar a imaginação na poesia. “Vou falar sobre imaginação, mas não no sentido lúdico e sim no sentido de criar poesias, de criatividade”, detalha. O escritor entende que a Semana Literária é uma oportunidade de estar em contato com outros escritores. “Esse tipo de evento é importante por conta do debate, dessa conversa com outros autores. Eu acho que esse evento é bom para você ver o autor falando do que ele escreve e do que ele tenta passar”, explica.

Bordinhão já participou da iniciativa em 2015 e é autor das obras “Distâncias do minímo”, “Ano Neon”, “Fictícias” e “Carta aos Cortes”, lançado em junho e promete novo livro para o fim do ano. A programação da Semana Literária se encerra no sábado (22), com a apresentação da peça Relembranças, às 19h30, no teatro SESC.

A abertura da Semana Literária aconteceu ontem com os escritores Otávio Linhares e Carlos Henrique Schroeder. “Acho que eles conseguiram desmistificar a literatura”, revela Bordinhão. O estudante de Jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Matheus Rolim, também relata sua impressão positiva sobre o debate da estreia. “Achei legal a parte da autoficção. O que eu consegui entender é que o conceito diz sobre escrever sua própria história com elementos ficcionais. Infelizmente, hoje a imagem do autor é mais valorizada do que o trabalho duro, a obra”, finaliza.

O Portal Periódico acompanhou com exclusividade a comédia dramática francesa “O Pai” com o ator Fúlvio Stefanini. O espetáculo aconteceu no dia dois de setembro no Teatro Marista em Ponta Grossa. Confira como foi a peça e a entrevista com o artista e com o diretor Léo Stefanini