O Festival Universitário da Canção através dos depoimentos de Cláudio Chaves e Vivian Bueno

O Festival Universitário da Canção (FUC) realiza sua 32º edição em 2019. Conversamos com o vencedor da 3ª e 8ª edição do FUC, Cláudio Chaves, e com a vencedora da 27ª edição do FUC Nacional, Vivian Bueno, para entender o Festival através de seus relatos. Chaves ganhou o Festival em 1982 e 1996; já Bueno em 2016, mas a paixão pelo evento vive nos dois apesar da diferença nas datas da vitória. Na edição de 2019, ambos estão competindo na etapa regional do FUC.

claudio FUC 20 09 2019

Foto: Renata Szafransk

Cláudio Chaves é músico e começou a tocar profissionalmente a partir de sua participação no FUC de 1982. Chaves conta que prestou vestibular para o curso de Letras somente para poder participar do evento, e já na primeira tentativa se saiu vencedor. Em 1996 o músico ganhou novamente a premiação, e sua participação no evento não é pequena. Ele já perdeu as contas de quantos Festival participou, seja como competidor ou jurado e nos conta os momentos que mais o marcaram no evento:

“Nossa, tantas cenas me marcaram no FUC. Mas eu acho que a cena mais marcante do FUC, aquela que está na minha retina é de 96 quando eu ganhei o festival pela segunda vez. A minha filha tinha quatro anos e ela usava trancinha, vestidinho comprido, e estava todo mundo cantando a música na final quando eu fiz a reapresentação e ela estava dançando no palco comigo. Eu lembro dessa cena, estava tocando violão, olhando ela e estava muito emocionado, acho que foi a essa [a cena que mais me marcou]. Homenagens que eu fiz à amigos queridos que eu perdi, que morreram na trajetória da música. Fiz músicas para alguns deles, apresentei no Festival, gente que se apresentou comigo... foram momentos marcantes”.

Vivian FUC 20 09 2019
Foto: Matheus Gastaldon

Vivian Bueno é musicista, canta desde criança, e é a única pontagrossense a ganhar o FUC Nacional. A vitória do FUC Nacional aconteceu em 2014 para Bueno, mas a cantora acompanha o Festival desde criança já que seu pai, Álvaro Bueno, ganhou a etapa regional mais de uma vez. A edição de 2019 será a primeira vez que pai e filha irão se apresentar juntos no evento. Bueno nos conta a experiência de crescer nesse ambiente e o momento que mais a marcou no evento:

“De um FUC apenas eu acho que eu não tenho um momento preferido. Mas de todas as edições que eu participei a coisa mais gostosa é a interação com os outros artistas no camarim. É muito gostoso, é uma energia muito boa, não existe uma energia de competição lá atrás sabe. É uma coisa de entrega, de doação e de muito amor, é muito gostoso. No camarim é a experiência mais gostosa que tem, sabe? Nem a experiência de ganhar é melhor do que estar lá, interagir, conhecer, trocar experiência, desejar boa sorte e entender que aquilo é genuíno, é muito legal”.

Reportagem: Amanda Gongra
Supervisão: Angela Aguiar, Fernanda Cavassana, Rafael Kondlastsch, Ben-Hur Demeneck, Hebe Gonçalves
Fotos: Renata Szafranski, Matheus Gastaldon e Arquivo Pessoal
Edição: Alunos do 2° ano de Jornalismo e Ane Rebelato