Em palestra de abertura da 13ª Primavera dos Museus, o pesquisador da Fiocruz, Eduardo Thielen, afirmou que imagens que circulam nas midias não são neutras


Em Ponta Grossa, o evento de abertura da 13ª Primavera dos Museus - a palestra "Imagens Virtuais e Memória Social na Construção Histórica" - contou, na última segunda-feira (23), com a participação do historiador da Fiocruz, Eduardo Thielen. O pesquisador enfatizou a importância da posição crítica em relação às imagens que circulam na mídia. Thielen mostrou como as fake news influenciam o cotidiano das pessoas e destacou que os museus devem retratar a memória das comunidades locais. "Desse ponto de vista, é super importante que os museus se constituam, mas não só pensando nos grandes nomes, nos poderosos da história", afirma.

Pesquisador ressalta que o Museu Campos Gerais preserva a memória social | Foto: Divulgação

 Ouça a reportagem de Ana Paula Almeida

Todas as atividades são gratuítas e, em Ponta Grossa, acontecem no Museu Campos Gerais, que está localizado na Rua Engenheiro Schamber, 686. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (42) 3220-3470.

Ficha técnica:

Reportagem: Ana Paula Almeida
Foto: Divulgação
Edição: Luiz Zak
Supervisão: Professoras Angela Aguiar, Fernanda Cavassana
Monitores: Luiz Zak e Alex Miles
Apoio técnico: Reinaldo Santos

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.