Graffiti e Hip Hop contribuem com a visibilidade de artistas e valorização da diversidade artística
O projeto paranaense Mova-se Hip Hop lançou recentemente seu calendário mensal de atividades e apresentações em colégios. O cronograma apresenta a história da arte urbana, coreografias de improviso e um tema definido em parceria com os diretores de cada escola. Os temas envolvem ensinamentos sobre disciplina e organização para estimular o desempenho dos estudantes.
Criado e liderado pelo artista Osvaldo “Nike” Serra, o projeto Mova-se Hip Hop tem como objetivo fazer com que os alunos conheçam outras culturas de maneira pedagógica.
O projeto Mova-se Hip Hop ficou inativo durante 2020 e 2021, devido à pandemia, o que impossibilitou a realização de apresentações presenciais. Com o retorno, segundo Osvaldo, o hip hop contribui diretamente para que os estudantes criem uma disciplina e uma rotina saudável novamente, ao mesmo tempo que os alunos se divertem e aprendem com a dança e até mesmo com o Graffiti.
O artista esclarece que o hip hop está ligado aos conceitos de respeito, amizade e confiança, além de ser o começo da arte urbana. Já o graffiti, é um dos quatro elementos do hip hop e representa a parte visual.
Ficha técnica:
Repórter: Manuela Rocha
Fotos: Manuela Rocha
Edição e publicação: Catharina Iavorski e Mariana Gonçalves
Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli
Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen