A magia do espetáculo sob a lona encanta o público em eventos diários promovidos por dois circos instalados atualmente na cidade

 

O circo Zanchettini desembarcou em Ponta Grossa pela primeira vez e ergueu a lona ao lado da biblioteca municipal no início de abril. Após algumas semanas, a Prefeitura solicitou que o circo saísse do local. A alternativa foi instalar a estrutura no Jockey Club de Uvaranas. Na semana seguinte, as redondezas da biblioteca municipal foram ocupadas pelo Ferrari Circus. A cidade conta, agora, com duas atrações circenses.


Andréa Silveira e Rodrigo Falcão, casal que criou o Ferrari Circus, conta que a média de público semanal varia muito. Os finais de semana são os dias de maior público, cerca de 350 pessoas comparecem por dia para assistir aos espetáculos. Em dias de semana, essa média cai para cerca de 150 pessoas. A maior parte do público é composto por famílias, crianças e idosos. “Como na cidade tem outros meios para os jovens, como shoppings e cinemas, esse público se divide muito, nós recebemos poucos adolescentes”, observa Andréa.


Adriane Monteiro, moradora de Ponta Grossa, relembra saudosa sua infância ao falar da magia do espetáculo do circo. Hoje, sempre que pode, ela leva sua filha Vallentina, de 7 anos, para prestigiar. Além das acrobacias e palhaçadas, Vallentina afirma gostar das comidas circenses.


Outra moradora de Ponta Grossa, Caroline Alves, que aguardava na fila para assistir ao espetáculo do circo Ferrari Circus junto com seus dois filhos, afirma ter ido em outros circos e sempre que pode costuma frequentar com a família. “Para as crianças tudo é lúdico, eles gostam bastante”, comenta.


Um mapeamento publicado no site da Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cidadania em julho de 2020, revela que existem 651 circos em todo o Brasil. Aproximadamente, 80% deles estão concentrados nas regiões Nordeste (271) e Sudeste (248) do país.

 

52083713164 e0481f87c1 o

2 1

criança circo palhaço

família circo carro palhaço

circo palhaço público

circo carro empurrado

 

Ficha técnica:

Repórter: Vitória Testa

Fotos: Vitória Testa

Edição e publicação: Maria Luiza Pontaldi

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli

Supervisão de publicação: Marcos Zibordi e Maurício Liesen

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.