Obra intitulada A Casa dos Loucos foi lançada no último mês de junho

O professor e geólogo pesquisador Mário Sérgio de Melo é autor de nove livros de poesias e quatro em prosa. A obra  A Casa dos Loucos é o lançamento mais recente do autor e reúne poemas dos anos de 2018 a 2023, fazendo referências ao período de campanha eleitoral, da pandemia e do último governo presidencial. Os livros escritos pelo professor são divulgados no blog Perrengas Princesinas.

Foto: Josué Teixeira

Para o autor, é importante colocar as ideias no papel e mostrar aquilo que o mesmo pensa, pois através da escrita é possível ser crítico moral e social, além de alertar as pessoas que leem sobre questões cotidianas através da emoção e da sensibilidade. Ele considera como obrigação divulgar as próprias obras. “Os poemas gritavam na gaveta e eu precisava compartilhar minhas inspirações”, conta.

O primeiro livro de poemas foi escrito por Melo em 2005, e publicado quando ele  estava com 60 anos, em 2012. No lançamento mais recente, ele destaca que os poemas foram escritos no “período das sombras”, principalmente pelo caos gerado devido à pandemia, e pelas questões sociais do Brasil, que se tornaram importantes e com destaque no período. A tiragem da edição é de 300 exemplares impressos.

O autor é natural de Votorantim, no estado de São Paulo, e vive em Ponta Grossa há 27 anos. Melo conta que escreve desde a adolescência, principalmente poesias, porém nunca publicou. Ele afirma que na geração atual os livros impressos estão saindo da linha de consumo, pois os jovens pouco se interessam, mas o ato de ler e escrever é essencial. “É importante acreditar naquilo que se escreve e na produção da informação de qualidade”, afirma o autor. Melo destaca que colocar as ideias no papel é uma forma de exercício e que gera confiança para escrever.

O auditório da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) UEPG foi o palco do lançamento de A Casa dos Loucos, no dia 26 de junho passado. Os livros estão disponíveis na biblioteca municipal e na do campus central da universidade.

Ficha técnica: 

Reportagem: Fernanda Matos

Edição: Diego Chila e Lincoln Vargas

Publicação: Diego Chila

Supervisão de produção: Luiza Carolina dos Santos

Supervisão de publicação:  Marizandra Rutilli e Luiza Carolina dos Santos

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.