Ao todo participaram 33 instituições que confeccionaram  cerca de 3,5 km de tapetes. O trabalho começou em frente ao Lar São Vicente de Paulo

 

As paróquias de Ponta Grossa se reuniram para a montagem de cerca de 3,5km de tapetes no feriado de Corpus Christi. Com início da montagem às 8 da manhã, na rua Júlio de Castilhos, em frente ao Lar de idosos São Vicente de Paulo, a montagem se estendeu pela rua Balduíno Taques e Vicente Machado e prosseguiu até a rua Benjamin Constant. Ao todo, foram 33 paróquias que se organizaram com  moldes e serragens para a confecção dos desenhos.Tapete Corpus Christi IOLANDA LIMA

Serragem é um dos principais materiais utilizadas na confecção dos tapetes de Corpus Christi.

 Josiane Gelinski, frequentadora da Paróquia São Sebastião e uma das coordenadoras do processo, faz parte da montagem há cerca de 20 anos. Ela conta que a organização começa duas semanas antes com os desenhos e confecção dos moldes feitos com caixas de leite colados com cola quente. Já as serragens, utilizadas na elaboração dos tapetes, são coloridas uma semana antes para a cor ficar vívida até o dia da confecção. “A montagem dos tapetes e a procissão é o ápice da vida do cristão católico, é a Eucaristia, é uma honra muito grande”, explica. 

Osmário Telchinski contribui na montagem há mais de 10 anos. Ele conta que duas semanas antes é feita uma convocação de pessoal para ajudar na colagem dos moldes e para o trabalho com a serragem no dia de Corpus Christi. “A Eucaristia é o centro da vida cristã. É gratificante montar os tapetes sabendo que por ano passam mais de 20 mil pessoas na procissão", afirma.

Ramon Iansen, coordenador pastoral do Marista, participa há três anos da montagem pelo colégio que faz parte. Ele conta que o processo é um momento de celebração dentro da comunidade, já que os voluntários trocam experiências e vivências durante a manhã de Corpus Christi. “É um momento de comunhão e fraternidade, me sinto parte de algo muito grande”, conta. Ramon ainda explica que os tapetes são montados por alunos e colaboradores, mas também por pessoas que já passaram anteriormente pelo colégio. “É uma ocasião de celebração, onde as pessoas se reúnem desde manhã no propósito de montar um caminho para Jesus passar”. 

 

Ficha Técnica

Produção: Iolanda Lima

Edição e publicação: Gabriel Ribeiro e Carolina Olegário

Supervisão de produção: Muriel Emidio

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Luiza Carolina dos Santos 

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.