O grupo G2 Cia de Dança abriu o evento com “La Cena” e apostou na interação com o público
Peça envolvendo teatro e dança emociona público na primeira noite da Seletiva da Mostra Paranaense de Dança. Foto: Ana Istschuk

 

A Mostra Paranaense de Dança visitou Ponta Grossa para uma seletiva neste fim de semana. O espetáculo de abertura foi realizado pelo grupo G2 Cia de Dança, composto pelos bailarinos mais antigos do Balé Teatro Guaíra. A apresentação, intitulada “La Cena”, de uma hora de duração, atraiu o público para o Cine-Teatro Ópera na noite desta sexta-feira (12).

A história envolve um grupo de empregados que trabalham em uma mansão nos preparativos de uma festa de fim de ano. Alguns incidentes fazem com que os personagens entrem em um mundo de sonhos e pesadelos. Cada pedaço da história apresenta referências a clássicos balés de repertório como “O lago dos cisnes”, “O quebra-nozes”, “La esmeralda”, entre outros.

O cenário, que forma uma cozinha, é moderno e permite interatividade dos bailarinos com alguns objetos. A apresentação conta com jogos de luzes e sons que envolvem o público. Além da dança, a história também é narrada e possui momentos de fala e atuação dos próprios bailarinos.

Os figurinos misturam vestimenta dos empregados a elementos que identificam os ballets de repertório, como penas brancas para “O lago dos cisnes” e castanholas para “La esmeralda”. Os bailarinos apresentaram coreografias harmônicas e sincronizadas ora ao som de músicas cantadas, ora ao de músicas instrumentais.

“Nós queríamos criar uma versão do ‘Quebra Nozes’, que inicia quando os convidados chegam para a festa. Então decidimos fazer o antes, os preparativos na cozinha”, relata Ricardo Garanhelli, bailarino há 27 anos, sobre a criação dessa apresentação. A peça tem o texto e direção de Cleide Piasecki e objetiva a comunicação e interação com o público.

A professora, bailarina e coreógrafa, Olinka Dallabona Brustolim, assistiu ao espetáculo e aprovou a apresentação. Para ela, a produção "é dinâmica e surpreendente. Os figurinos estavam lindos e os bailarinos impecáveis. Eu amei”, afirma.

A Mostra é organizada pela Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra (ABABTG) e realiza uma contrapartida social durante as seletivas. Nas outras edições, eles traziam escolas municipais e instituições para assistir aos ensaios das apresentações, visitar os teatros e conversar com os bailarinos. O diferencial desta edição foi de que essa visita aconteceu na abertura da edição na cidade. As crianças convidadas tiveram a oportunidade de interagir com o grupo G2 Cia de Dança.

O diretor de produção e organizador da mostra, Jorge Schlender, vê a iniciativa como um atrativo para aumentar as plateias dos teatros. “Cada vez mais o público tem se afastado do teatro. Eu acho que a galera precisa entrar no teatro e, quem sabe, quando isso acontecer, dê um estalo e ela fica”, diz Schlender.

A Seletiva aconteceu neste sábado e domingo no Cine-Teátro Ópera com as apresentações de academias e grupos inscritos de Ponta Grossa e região. Os finalistas irão participar da última etapa da Mostra em Curitiba entre os dias 16 e 18 de junho.

Imagem 3 - Ana Istschuk (1)
Imagem 7 - Ana Istschuk (1)
Imagem 12 - Ana Istschuk (1)
Previous Next Play Pause
1 2 3

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.