Corrida de rua e ciclismo são alternativas para iniciantes

Resumo

- Reportagem mostra que a chegada do verão e controle da Pandemia atraem atividades ao ar livre;

- Segundo especialistas, a retomada da prática de exercícios físicos deve ser gradativa;

- Ponta Grossa apresenta pelo menos quatro bairros com locais adequados para exercícios físicos;

 -A prática regular de exercícios reduz o risco de doenças do coração, diabetes, além de gerar benefícios para a saúde mental.

 

A proximidade do verão costuma estimular a prática de atividades físicas em praças e parques. Neste ano, há pelo menos outro fator que ajuda à prática de exercícios em locais públicos: a sensação de segurança provocada pelo avanço da vacinação contra covid-19. Neste cenário, corrida de rua e ciclismo aparecem como alternativas de esportes.

A tecnóloga em gastronomia Bianca Sieklicki é uma das que fazem atividades físicas. Ela começou a correr há pouco mais de dois anos. Conta que desde criança sempre praticou atividades físicas por gostar, mas também como uma forma de canalizar a agitação. Além de corrida, ela faz crossfit.

Apesar de ver bons lugares para a prática de atividades físicas ao ar livre, Bianca relata que em alguns momentos sente falta de um pouco de conscientização da população, tanto de quem pratica atividades quanto de quem está de passagem pelo local. Ela diz que em diversos momentos as pistas ficam trancadas por pessoas que param para conversar e obstruem a passagem de quem utiliza o espaço para correr ou pedalar. 

 

BICICLETA CICLISTA CICLOVIA BIKE José Tramontin

Ciclismo pode ser uma alternativa de escolha para iniciantes. Foto: José Tramontin

 

Como começar

O educador e preparador físico Marcos Antônio Silva afirma que o ideal antes de se iniciar a prática de exercícios físicos regulares é buscar acompanhamento médico e nutricional, que ajudarão a nortear a pessoa sobre quais os exercícios recomendados para ela e qual a melhor forma de iniciar o percurso.  

O educador ressalta que não se deve iniciar atividades físicas baseando-se em notícias que apresentam "fórmulas mágicas” de emagrecimento ou exercícios que apresentaram resultados em uma semana ou em curtos períodos de tempo. Marcos afirma que o início do processo deve ser feito com calma e se possível com acompanhamento médico.

O preparador afirma que, para iniciantes, as atividades devem conter atividades de baixa intensidade com foco em exercícios de força e aeróbicos, que são exercícios que envolvem o uso de oxigênio para gerar energia, e tem como característica serem de longa duração e intensidade moderada, como corridas e pedaladas. 

Marcos diz que no início do processo, o ideal é que se pratique exercícios de duas a três vezes na semana, incluindo sessões de alongamento e exercícios em academias, e que, se possível, sejam realizadas caminhadas ou corridas, inicialmente entre duas a três vezes na semana e com o passar do tempo evoluir para quatro a seis vezes por semana, com o tempo do exercício variando entre trinta e sessenta minutos. “Todos esses movimentos precisam ser realizados em progressão, iniciando com exercícios mais leves e com o passar do tempo ir aumentando a carga e a duração dos exercícios”, complementa o educador físico.

O preparador comenta que nos últimos meses tem notado um aumento na procura por aulas e orientações sobre a prática de exercícios regulares.em conversas com alunos, relata a preocupação com a saúde e o sistema imunológico como alguns dos principais fatores de mobilização para que as pessoas busquem cada vez mais as academias e os espaços públicos que possibilitem a prática de atividades físicas. 

 

Onde correr

A cidade de Ponta Grossa oferece alguns espaços e parques que possibilitam a prática de exercícios como caminhadas e corridas, além do ciclismo. Entre esses espaços estão o Parque Linear, o Parque Ambiental, o Parque Monteiro Lobato, além de ciclovias e pistas de atletismo.

Pelo menos quatro bairros da cidade tem espaços que podem ser utilizados para a prática de corrida e ciclismo. Uvaranas, Oficinas, Jardim Carvalho e Centro são locais frequentados por aqueles que realizam atividades físicas regulares, como os que usam a pista de atletismo e o espaço do Campus da UEPG em Uvaranas ou o Complexo Ambiental no Centro da cidade, além dos demais parques de Ponta Grossa.

Outras opções são a via compartilhada da Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda e as ciclovias das Avenidas Carlos Cavalcanti e Monteiro Lobato.

 

Saúde

Além de reduzir o risco de desenvolver doenças, a prática de atividades físicas regulares melhora a auto-estima e ajuda a diminuir o risco de depressão e doenças ligadas à saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal para adultos é a prática semanal de 300 minutos de exercícios físicos, podendo variar entre uma hora durante cinco dias ou 40 minutos durante os sete dias da semana. A prática pode se modalizar entre atividades consideradas moderadas e atividades de alta intensidade.

A última resolução da entidade sobre o tema, de 2010, tinha como objetivo a prática de 150 minutos de exercícios moderados ou 75 minutos de exercícios de alta intensidade durante a semana, no documento publicado em 2020 a recomendação passa a ser a prática de 300 minutos de atividade moderada ou 150 minutos de atividade intensa em uma semana.

Como complementação, a OMS recomenda que adultos realizem atividades de fortalecimento muscular de forma moderada em pelo menos dois dias da semana. 

Para aqueles que não têm o hábito da prática de atividade física, a entidade ressalta a importância em se começar com pequenas quantidades de exercícios e aumentar gradativamente a frequência e a intensidade.

A prática regular de exercícios reduz o risco de doenças do coração, diabetes, além de gerar benefícios para a saúde mental.

 

Ficha Técnica

Repórter: João Gabriel Vieira

Edição e Publicação: Germano Busato

Supervisão de Produção:  Jeferson Bertolini

Supervisão de Publicação: Marcos Zibordi, Maurício Liesen

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.