Professor e atletas de PG integram a seleção paranaense de handebol

Quatro ponta-grossenses defenderam o Paraná no Campeonato Brasileiro de Handebol na categoria cadete (para atletas de 14 a 16 anos). São o técnico Sandro Alves de Lara e os atletas Gustavo Duarte Müller, Bernardo Guse Martins e Roger Antônio Titenis. É o primeiro registro de participantes do município nesta modalidade de esporte na seleção paranaense.

“Uma satisfação muito grande, um sentimento de que o trabalho está sendo realizado da maneira correta e saber que estamos no mapa do estado, na modalidade, é grandioso”, disse Sandro que, com a convocação, teve reconhecido o trabalho de quase 20 anos. Ele começou a treinar handebol quando ainda estava na graduação em Educação Física. No ano de 2004, dentro do extinto projeto municipal Adhemar Ferreira da Silva, o professor implementou a prática do handebol em um dos bairros da cidade.

“Treinávamos em uma praça muito pobre em estrutura, o chão era de terra batida e as traves improvisadas. Mas coloquei na cabeça dos meninos que teríamos chance de ser campeões. E no final fomos campeões. Batemos a equipe que era considerada mais forte na época”. Este foi o início da trajetória de Sandro, então estagiário pela Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

Após concluir a graduação, o professor trabalhou em algumas escolas pelo município. Depois de alguns anos recebeu o convite do Colégio Marista Pio XII para treinar o time de xadrez, mas logo migrou para o handebol. Ele trabalha com crianças desde os sete anos até adolescentes de 17 anos. Como fruto da sua dedicação, o handebol da instituição está há 13 anos invicto em campeonatos da região. O convite para treinar a seleção do Paraná foi feito na metade de 2022. Ele afirma que é só o início de uma história que promete grandes trunfos. “Fomos os primeiros a ser chamados. Tenho certeza que as convocações de atletas da cidade serão constantes, pois quanto mais alta a responsabilidade que se assume, mais duro e com mais eficiência se trabalha”.

c3f3a61a-fd9a-4089-927f-de102865df6b.jpg

Quatro atletas de Ponta Grossa representaram o Paraná no campeonato de handebol. (Foto: Kadu Mendes)

Os atletas têm um relato bastante similar. Bernardo Martins, Gustavo Müller e Roger Titenis começaram a jogar handebol sob o comando do professor Sandro, quando ainda eram crianças. Bernardo e Müller são goleiros, Roger é pivô. Desde pequenos jogam juntos e defendem o colégio e o município em competições regionais, estaduais e nacionais. A experiência de representar o estado em um campeonato brasileiro e, consequentemente, treinar com os melhores, rendeu aprimoramento no desempenho como atletas e, além disso, ajudou a enxergar o esporte de outra perspectiva.

Agora os três almejam alcançar a profissionalização no esporte. “Vi que a modalidade é muito mais valorizada do que pensava. Nela posso crescer, não só como atleta, mas na vida”, relata Bernardo. “Já era gratificante representar a escola, depois o município. Mas representar o estado é algo que eu não esperava quando comecei. Sei que tenho potencial para subir muito mais no esporte”, diz Müller. “Desde os nove anos treino e a cada dia me comprometo ainda mais com o handebol. Eu tenho muito a aprender e desenvolver. A convocação me mostrou isso”, relata Roger. Além da carreira semelhante no começo, a projeção para o futuro também se assemelha. O objetivo dos três é conseguir a profissionalização.

A fase regional sul do campeonato brasileiro aconteceu entre 24 e 26 de junho. Os paranaenses ficaram na segunda colocação. A competição coroou a seleção de Santa Catarina com o título. Os catarinenses vão disputar a fase final com os campeões de cada região do país, no Rio de Janeiro.

Aluno: Kadu Mendes

Publicação: Eder Carlos