Isaac Souza e Rafael Stocco competem na modalidade de maratona de rua em Paris 

Os ponta-grossenses Isaac Souza e Rafael Stocco irão competir nos jogos olímpicos de 2024 em Paris na prova de Marathon Pour Tous. A prova está marcada para o dia 10 de agosto, com as modalidades de 42 km e 10 km. Esta é a primeira vez que os jogos olímpicos permitem atletas amadores a correrem nesta categoria. Os atletas conseguiram a vaga consiste em uma série de provas e desafios pelo aplicativo do evento, assim, os amadores podem ser sorteados para participar da prova.

fa27d656 d505 455b a665 3b61bd072edd

Isaac Souza treina corrida desde 2019 e viu a possibilidade de competir através de um canal do YouTube. Foto: Divulgação

Nascido em Ponta Grossa, Isaac Souza treina corrida desde 2019 no Lago de Olarias. Começou a praticar o esporte para se  preparar para o muay-thai. Ele relata que, a partir de 2021, já tinha vontade de participar de uma edição dos jogos olímpicos. “Comentei com amigos próximos que se não tivesse iniciado tarde no esporte faria de tudo para participar de uma edição dos jogos, vi a possibilidade de competir através de um canal do Youtube ”, conta Souza. Ele ainda explica que seu objetivo é completar o trajeto de 42 quilômetros em menos de três horas. Seu recorde na competição “Maratona de Ponta Grossa” é de três horas e 36 minutos. Para competir na Cidade Luz, ele teve apoio de empresas privadas.

Já Rafael Stocco também praticava outros esportes antes da corrida, como futsal, rugby e jiu-jitsu. Ele começou na corrida de rua em 2010 e fez sua primeira prova em 2012. Stocco  chegou a treinar em Curitiba quando começou as tentativas para a vaga nos jogos. “Competir nos jogos olímpicos sempre foi um sonho de criança, mas nenhum dos esportes que pratiquei antes eram olímpicos, então sempre foi um sonho praticamente impossível” relata o atleta. 

instdown

Rafael Stocco começou na corrida de rua em 2010 e fez sua primeira prova em 2012. Foto: Divulgação

Stocco  não estipula uma meta específica para completar o percurso. “Espero terminar a prova com um tempo suficiente para entender que dei o meu melhor. A classificação final é algo que não me preocupa”. Rafael conta que já tem planos para participar de outras edições de ultramaratonas neste ano, além de ainda defender o título de Campeão Paranaense Master de Jiu Jitsu. O atleta não recebeu nenhum apoio do município para participar da prova. “Esporte individual não é algo que gera retorno para o governo. Recebi apoio de amigos e entusiastas do esporte”, explica.

 

Ficha Técnica

Produção: Iolanda Lima

Edição e publicação: Lucas Veloso, Radmila Baranoski e Mariana Real

Supervisão de produção: Muriel Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira e Kevin Kossar Furtado

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.