Foto: Arquivo Lente Quente

A data comemorada é a terceira melhor época do ano para a economia

Criado inicialmente para alavancar a economia no mês de junho, o dia dos namorados é comemorado no Brasil no dia 12, véspera de Santo Antônio. A data ajuda na economia em uma época de baixa nas vendas. Mesmo sendo a terceira melhor data para o comércio, ficando atrás apenas do Natal e Dia das Mães, o consumo nesse período está caindo a cada ano, o que desanima os comerciantes.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2016 as vendas caíram 8,5% em relação a 2015. A prática de comprar buquê de flores para os companheiros ainda é comum. Mas neste ano os varejistas também notam uma queda, como aponta a representante de uma floricultura de Ponta Grossa. “Com relação ao nosso ramo, essa data já trouxe grande movimentação financeira, mas desde o ano passado as vendas e a procura diminuíram bastante. Não só nessa data, mas em outras, como por exemplo, o Dia das Mães e Natal”.

A crise econômica e política do país desfavoreceram o comércio e a população teve que se adequar. A comemoração da estudante Alana Caliel com o namorado é dupla, o que faz a universitária economizar em presentes. “Nossa comemoração é maior porque comemoramos mais um ano de namoro no dia 10, então emendamos até o dia 12, assim gasto menos. Costumo dar o presente no dia dos namorados mesmo e no dia 10 nós sempre saímos jantar”, explica Alana.

Restaurantes também lucram nessa data. Decoração diferenciada, jantares à luz de velas, música ao vivo e cardápios especiais são atrativos para os clientes. De seis restaurantes da cidade, dois já recebem reservas e terão o dia dedicado a casais; os outros quatro não programaram nada até o momento.

Apesar da queda nas vendas, a época do ano afeta positivamente a economia local, explica o Professor do Departamento de Economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Alyson Luiz Stege. “Afeta a economia local de maneira positiva, porque aumenta a demanda pelos serviços, aumentando o movimento com presentes, shoppings, restaurantes e bares. Isso aquece a economia, gerando mais renda para a região”.

Donos de casas noturnas também resolveram faturar, promovendo festas para solteiros. “A procura é muito grande e o uso frequente das redes sociais contribui para isso. Eu acho que a disputa entre casais e solteiros contribui para que esse tipo de evento tenha uma grande procura”, ressalta o empresário e dono de uma balada em Ponta Grossa, Jerônimo Esperidião.

Casais e solteiros terão várias opções para aproveitar o dia 12. Bares, restaurantes e baladas terão programação especial, agradando a todos e afetando positivamente a economia local.