Foto: Fernanda Wof

A conquista inédita do título da série D do time do Operário Ferriviário levou mais de 8 mil torcedores ao Estádio Germano Kruger no último domingo (10). A ascensão do time à série C fez com que o número de torcedores do Operário aumentasse, diversificando, assim, o público admirador do esporte.

 

A presença das mulheres no mundo da bola está cada vez maior e na torcida do time alvinegro não é diferente. Os tempos de “futebol é coisa de homem” ficaram para trás e elas tem mostrado que é possível quebrar o tabu que separava mulher e futebol. A torcedora Silvana Vettorazzi, 54, se orgulha desse espaço conquistado pelas boleiras. Apaixonada pelo Fantasma desde criança, ela fez questão de passar a paixão à filha Bárbara, 18, escrevendo sua história nessa conquista. “Infelizmente, existem aqueles que ainda acham que a mulher não entende nada de futebol. Já no estádio, nunca sofri discriminação. Sempre fomos muito bem recebidas por todos, jamais nos sentimos constrangidas”, revela Silvana.

 

               Foto: Fernanda Wolf

A assessora do time do Operário Ferroviário, Bianca Machado, conta que é perceptível o aumento da presença feminina dentro dos estádios e da área esportiva, porém ainda há muita desigualdade no tratamento das profissionais desse campo. “Eu acredito que a gente ainda tenha muito a evoluir na questão do respeito e da igualdade de tratamento. Ainda existe muito preconceito, muita desigualdade, de duvidarem que você saiba do que está falando”, explica. Bianca afirma ainda que é necessário sempre reforçar o respeita às mulheres nesses espaços e que a figura feminina é capacitada a exercer uma função dentro do mundo dos esportes.

 

Outro grupo de novos torcedores também aparece na torcida do Fantasma, os jovens mirins . O maior reflexo dessa nova geração de torcedores se tornou visível na final da série D, no último domingo. Entre os 8830 operarianos que lotaram o Germano Krüger, era possível perceber a presença infantil dentro do estádio. Crianças como Valentina Aplewicz, 7, já crescem sabendo da grandeza do clube da cidade e participam ativamente desses momentos históricos.