A pandemia da Covid-19 forçou a paralisação de espetáculos de teatro, o que dificultou bastante a vida de quem trabalha no setor. Grupos de teatro estão a nove meses sem realizar apresentações, o que deixa elencos e técnicos sem renda. A situação do teatro se agrava, uma vez que poucos artistas na cidade conseguem sobreviver economicamente desta atividade, mas é claro que a pandemia afeta também aqueles que não tem no teatro como única fonte de renda e ainda sim, lutam para manter o setor vivo na cidade.


A pandemia afetou aquilo que é central para quem vive do teatro, a apresentação junto ao público. O decreto N° 17.147, de 21/03/2020 dispõe sobre a suspensão de atividades sujeitas à aglomeração de pessoas no âmbito do Município de Ponta Grossa, O espetáculo “Circo e Festa” que ajuda a manter economicamente os grupos de teatro na cidade foi cancelado este ano.


Sem as apresentações, foi necessário recorrer a editais de subsidiados, como a lei Aldir Blanc. Na cidade, 5 grupos de teatro e 26 artistas independentes foram contemplados. A lei Aldir Blanc tem como objetivo central estabelecer ajuda emergencial para artistas, coletivos e empresas que atuam no setor cultural e atravessam dificuldades financeiras durante a pandemia. Mas e os que trabalham no backstage? aqueles que atuam na iluminação, som ou nas demais atividades que o teatro movimenta?


Nem mesmo o FENATA, festival nacional de TEATRO, que acontece há 48 anos, teve uma proposta efetiva de ajuda ao setor do teatro. Ignorando completamente a comunidade do teatro, que se manifestou de forma ativa através de uma carta, o festival contou com leituras dramatúrgicas, e nenhum espetáculo teatral. Na carta, a comunidade critica a organização do festival não apenas neste ano, mas também em anteriores, e aponta que um festival de teatro sem atores em cena, não é um festival de teatro.


Em um cenário tão agudo como esse que estamos passando, toda ajuda é bem-vinda. Seja da Universidade Estadual de Ponta Grossa ou do governo federal através da Lei Aldir Blanc. Temos que nos unir para salvar esse setor cultural tão importante. Ficar sem arte sufoca!

 

Confira a crítica em vídeo produzida pelo repórter Teodoro Anjos.

 

Ficha técnica:

Repórter: Teodoro Anjos

Vídeo: Teodoro Anjos

Edição: Vitor Almeida

Supervisão: Angela Aguiar, Manoel Moabis, Jeferson Bertolini.