De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), durante a pandemia foram realizados 11.003 atendimentos a mais em Ponta Grossa. Isso se compararmos o momento atual com o mesmo período do ano passado. Em 2020, de março a novembro, o número de ocorrências chega a mais de 41 mil assistências. Já em 2019, ao longo do mesmo intervalo de tempo, foram registradas pouco mais de 30 mil ocorrências no município.

Ainda conforme dados do SAMU, nos meses iniciais da pandemia, em que as medidas de isolamento social seguiam com maior rigor, o número de ocorrências esteve na média de 3 mil chamados por mês. No entanto, com a redução das medidas, a partir de junho, a média passou para 4 mil. A Covid-19 coloca os serviços de emergência à prova e, sobretudo, nesse contexto, poupar recursos e evitar adversidades torna-se vital.

Diante dessa necessidade, destaca-se a relevância de fazer valer medidas de isolamento social mais restritivas na cidade, na intenção de ao menos reduzir o número de emergências médicas evitáveis. Com isso, as equipes de saúde podem otimizar atendimentos, uma vez que os recursos disponíveis passam a ser melhor aplicados em emergências pontuais e dificilmente prevenidas.

Confira a crítica em vídeo produzida por Robson Soares

Ficha técnica:

Repórter: Robson Soares

Vídeo: Robson Soares

Edição: Alex Marques

Supervisão: Angela Aguiar, Manoel Moabis, Jeferson Bertolini