Com a pandemia, os atendimentos de saúde na atenção básica foram deixados em segundo plano. A prevenção primária é vantajosa para a população e para os órgãos públicos. O investimento na promoção da saúde com imunização, garante que menos pessoas sejam suscetíveis a desenvolver uma determinada doença, necessite de um atendimento de maior complexidade e até mesmo possam morrer em decorrência da doença. Evitar que um paciente seja internado, pode economizar cerca de R$ 2000,00 por dia de internação aos cofres públicos.

 

Neste ano, a covid-19 acabou ocasionando que a cidade de Imbaú alcançasse cerca de 14% de cobertura geral de vacinação, um número longe dos 90% do público-alvo recomendado pelo Ministério da Saúde. A vacina BCG, por exemplo, imunizante que previne a tuberculose, atingiu apenas 33,13% do seu público-alvo. Por problemas de fabricação, houve falta nas cidades brasileiras e atualmente está disponível apenas na rede pública de saúde. Em 2018, a tuberculose era a 10º principal causa de morte pelo mundo. A BCG possui uma eficácia de 77% nos primeiros anos de aplicação. No Paraná, segundo o DataSUS no ano de 2001 eram 3.004 casos da doença, já em 2019 o número diminuiu para 2.661. Houve um aumento nos últimos anos, no período 2015 a 2017 a quantidade de pessoas com a doença estava na faixa dos 2.450 casos. A importância desta vacina é tão grande, que um estudo revelou que os países no qual esse imunizante é obrigatório tem uma taxa de mortos pela covid-19 até 10 vezes menor.

A vacina tem inúmeros benefícios para a população, e em um momento no qual a maioria deseja um imunizante contra o coronavírus, as cidades devem investir em políticas públicas para que a cobertura seja eficiente a toda população. Afinal, enfrentar uma pandemia junto a outras doenças pode custar muito caro para um orçamento tão restrito na saúde pública de uma cidade.

 Confira a crítica audiovisual de Manu Benicio: 

Ficha Técnica

Repórter: Manu Benicio 

Vídeo: Manu Benicio 

Edição: Laísa Braga 

Supervisão: Angela Aguiar, Manoel Moabis, Jeferson Bertolini.