O Partido do Governador do Paraná Ratinho Junior, o Partido Social Democrático, PSD, elegeu 38 vereadores e conquistou 4 prefeituras na região dos Campos Gerais nas eleições de 2020. Só em relação aos vereadores, isto representa um aumento de 56% em relação aos eleitos em 2016 na região. Outro partido que demonstrou um crescimento nas cidades dos Campos Gerais foi o Partido Social Liberal, o PSL, partido pelo qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, foi eleito. Em 2016, o PSL elegeu 2 vereadores para as câmaras municipais da região. Em 2020, foram 18 eleitos pelo partido. Tanto PSD como PSL representam grupos conservadores e com especto político de direita. O resultado das eleições nos Campos Gerais indica, em alguma medida, a posição política de seus eleitores.

Em contrapartida, partidos ligados à esquerda também elegeram candidatos nos Campos Gerais. O Partido Socialismo e Liberdade, PSOL, elegeu pela primeira vez uma candidatura no estado do Paraná, com uma mandato coletivo na Câmara Municipal de Ponta Grossa. O Partido dos Trabalhadores, PT, teve 3 candidatos eleitos para câmaras municipais da região e um candidato que irá ocupar a prefeitura de São João do Triunfo. Mas ainda é cedo para indicar um movimento de crescimento na Esquerda na região.

O que é possível observar nos resultados das eleções 2020 na região é uma predominância dos partidos que estão ligados ao centro-direita e direita, além de candidatos que se definem como conservadores nos costumes e liberais na economia. O resultado também indicam um caminho mais fácil para a reeleição do governador Ratinho Júnior, uma vez que o seu partido foi o que mais cresceu na região e no estado

 

Confira a crítica em vídeo produzida por Daniela Valenga:

Ficha Técnica:

Repórter: Daniela Valenga

Edição: Daniela Valenga

Supervisão: Manoel Moabis, Angela Aguiar e Jefferson Bertolini

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.