Confira a crítica audiovisual de Maria Fernanda de Lima:

 

         Conforme os dados divulgados pela IQVIA, empresa americana de consultoria farmacêutica, as vendas de Ivermectina e Hidroxicloroquina mais que dobraram em 2020. Esses remédios não possuem nenhuma eficácia comprovada contra o Coronavírus e são contraindicados pela OMS e pela Anvisa no uso de prevenção a doença. Apesar disso, a ivermectina apresentou um aumento de 557% nas vendas em farmácias brasileiras e a hidroxicloroquina uma alta de 113%.

          Pesquisas do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná, CRF-PR, e relato de farmacêuticos confirmam que a busca por esses medicamentos se tornou intensa nos últimos meses. O aumento nas vendas levanta uma importante questão sobre a importância da orientação dos farmacêuticos na hora de disponibilizar os medicamentos. Como confirmou a presidente do CRF do Paraná, Mirian Ramos Fiorentin, em muitas localidades, principalmente naquelas mais remotas e carentes, as farmácias são o único suporte de saúde com o qual a população conta. Esse cenário se acentuou ainda mais com a pandemia, já que o acesso à consulta médica, que para muitos já era difícil, se tornou ainda mais restrito. Hoje os médicos se sentem sobrecarregados de pacientes que necessitam de atendimento e não conseguem dar assistência a todos.

          A farmácia não é apenas um estabelecimento comercial, mas um local que vende substâncias controladas e outras que mesmo não exigindo receita, podem causar efeitos adversos nos pacientes quando consumidas de maneira errada. Por isso, é essencial que os profissionais farmacêuticos estejam a todo momento estudando e procurando se atualizar através de fontes confiáveis sobre as pesquisas e avanços que estão sendo realizados. Só assim eles poderão ser uma boa fonte de orientação e informação à população que os buscam para tirar suas dúvidas.

 

Ficha Técnica

Repórter: Maria Fernanda de Lima

Publicação: Larissa Hofbauer e Manu Benicio

Supervisão: Manoel Moabis