Confira a crítica audiovisual de Mirella Mello:

 

A pandemia aumentou o número de moradores de rua nas cidades, principalmente pelo desemprego que vem sendo  gerado desde março de 2020. Em Curitiba, 2,3 mil pessoas estão em situação de rua, segundo a base de dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). 

A covid-19 fragilizou ainda mais a população de rua, pois ao evitar o contato para se proteger do vírus, fica difícil sobreviver da ajuda no sinal de trânsito ou da esmola solicitada de porta em porta.

A crise econômica se agravou e junto do desemprego veio a dificuldade de bancar o aluguel, algo que ajuda a aumentar o número de vulneráveis. Além dos fatores econômicos, muitos moradores de rua estão nessa situação por conta de problemas familiares, violência, baixa autoestima e doenças mentais.

As políticas públicas devem focar na causa do problema que levam essas pessoas às ruas e não apenas na distribuição de alimentos ou produtos de higiene. Isso é assistência social, que é algo importante, mas não ataca o problema de frente. Não adianta cobrar o cumprimento de protocolos de saúde de quem sequer tem como cumpri-los.

 

Ficha Técnica:

Repórter: Mirella Mello

Publicação: Alex Marques

Supervisão: Manoel Moabis