Confira o vídeo opinativo de Alex Marques sobre o investimento do Poder Público em políticas públicas para pessoas LGBT+.

 

                                    

 

Governo do Paraná não investiu em políticas de defesa dos direitos LGBT+, nos últimos quatro anos

 

Dados do Departamento de Direitos Humanos e Cidadania do Governo Estadual mostram que os orçamentos de 2017 a 2020 ultrapassaram os R$ 23 milhões, porém nenhum centavo foi investido em politicas públicas e instituições que auxiliam e atendem a comunidade LGBT+ no Paraná.


Sem investimentos governamentais, instituições que prestam ajuda à comunidade LGBT+ têm dificuldade para manter os serviços de assistência. A sobrevivência dessas instituições depende de doações, o que limita a oferta de atividades. Com menos recursos, elas deixam de realizar atendimento, como acolhimento com moradia, refeições, suporte à recuperação de documentos, entre outros.


A situação ficou ainda mais crítica, quando, além de não receberem qualquer verba do Governo Estadual, algumas cidades também deixaram de investir na assistência à comunidade LGBT+. Em Ponta Grossa, o grupo Renascer, por exemplo, precisou realocar suas atividades em espaços menores para dar o suporte à comunidade LGBT+. A Instituição sobrevive apenas com doações neste momento de pandemia.


O desmonte, que ocorre nas políticas de assistência à comunidade LGBT+, estrangula as instituições que prestam ajuda à população. Vale destacar que esses espaços de atendimento são ambientes de liberdade, segurança e apoio para a comunidade LGBT+. Assim, se o coronavírus tem trazido muitas dificuldades para a sociedade, seja do ponto de vista da saúde ou financeiro, é possível imaginar as consequencias para aqueles que já vivenciavam uma situação de vulnerabilidade antes mesmo da pandemia.

 

Ficha técnica:

Repórter: Alex Marques

Edição: Alex Marques

Publicação: Robson Soares

Professor responsável: Manoel Moabis

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.