Confira o comentário em video de Robson Soares, e logo em seguida a versão em texto.

 

 

Segundo Corpo de Bombeiros do Paraná (CBPR), o número de ocorrências de suicídio/tentativa, em 2020, apresenta um aumento de 120%, em Ponta Grossa, quando comparado com 2019. No decorrer do ano pandêmico, foram atendidas 86 ocorrências de comportamento suicida. Já ao longo do ano anterior, a quantidade de emergências do tipo está situada em 39 chamados. 

Há uma escalada no número de ocorrências dessa natureza nos últimos quatro anos. Ao longo dos 12 meses de 2018, ocorreram 25 atendimentos a vítimas de comportamento suicida. Por outro lado, no ano de 2017, a quantidade de ocorrências não passa de quatro chamados. O aumento da proporção de vítimas ao longo do tempo destaca a necessidade da atenção governamental as questões de prevenção ao suicídio. 

Políticas públicas voltadas para a prevenção dos comportamentos suicidas podem reduzir a necessidade de atendimentos emergenciais. Diante do aumento de vítimas, ações de monitoramento de grupos vulneráveis e aperfeiçoamento dos serviços públicos de saúde mental poderiam otimizar as assistências feitas pelo Corpo de Bombeiros.

Até então, Ponta Grossa conta com três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). As unidades atendem o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Devido a pandemia, os grupos terapêuticos foram suspensos, mas são realizadas assistências individuais via telefone e, quando necessário, presencialmente. Existe também uma Central Telefônica que presta apoio psicológico para situações ligadas à Covid-19, disponível das 8h às 22h, pelo número 3220-1019.

 

Ficha Técnica

Repórter: Robson Soares

Publicação: Jessica Allana e Mirella Mello

Supervisão: Manoel Moabis