Vídeo opinativo, produzido por Maria Fernanda de Lima, sobre os riscos da obesidade em pessoas infectadas pela covid-19. 

 

 

A Organização Mundial de Saúde considera a obesidade uma epidemia mundial que no Brasil abrange cerca de 20% da população. Apesar de ser subestimada e estigmatizada por algumas pessoas, a obesidade é uma doença multifatorial e crônica, que oferece riscos à saúde, principalmente pelo fato de estar associada a uma série de outras doenças como diabetes, pressão alta e colesterol.

 

Além dessas adversidades que a obesidade propicia, com a pandemia de Covid-19, ela passou a representar um risco a mais: o de desenvolver mais complicações pela doença. Atualmente, a obesidade é considerada o segundo principal fator de risco para desenvolver a Covid com sintomas graves, atrás somente do fator idade.

 

Apesar disso, o tratamento para obesidade ainda é muito mais dificultado no Brasil, também no sistema público de saúde, o SUS. A situação fica mais grave ainda pelas falas preconceituosas que afirmam que quem está obeso é por que quer ou escolheu esta condição. Esse tipo de discurso é defendido inclusive por médicos e profissionais de saúde, como mostrou uma pesquisa realizada pelo site americano Medscape em 2018. Ao mesmo tempo que o tratamento é impopular, quem opta por se tratar também enfrenta dificuldades, uma vez que as filas de espera por cirurgia bariátrica pelo SUS se alongam em muitas regiões do país.

 

Mas os médicos e especialistas são claros ao dizer que a cirurgia bariátrica não é a única opção de tratamento. Eles também destacam que para diminuir o fator de risco para Covid- grave, quem tem obesidade deve procurar pequenas mudanças. Não são necessárias medidas drásticas, mas abandonar o sedentarismo e controlar os níveis de açúcar e gordura no sangue com certeza irá diminuir o risco de ter complicações pela Covid. Cada pequena mudança já ajuda muito.

 

Ficha técnica:

Repórter: Maria Fernanda de Lima;

Edição: Maria Fernanda de Lima;

Publicação: Robson Soares;

Professor responsável: Muriel Emídio Pessoa do Amaral;

 

 

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.