Confira o comentário em vídeo de Laísa Braga, e logo em seguida a versão em texto.

Criada em janeiro de 2019 por ex-atletas do basquete ponta-grossense, a Associação do Memorial do Basquete de Ponta Grossa (AMBPG) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como objetivo maior construir um museu do basquete para contar a história do esporte na cidade. Em andamento, o projeto já conta com mais de 1.000 fotos catalogadas, além de registros em jornais antigos, revistas, troféus e medalhas, muitas delas doadas pelos associados e outras pessoas ligadas ao esporte no município.
O projeto ainda segue na fase de captação de recursos. Em abril de 2020, a Associação protocolou o projeto para buscar apoio na Lei de Incentivo à Cultura - conhecida por Lei Rouanet - voltada ao fomento da cultura no Brasil. O projeto foi aprovado em Brasília, e a AMBPG recebeu cerca de R$40 mil reais para investir na criação do acervo. A meta estipulada pela Associação é de pelo menos R$200 mil reais para dar sequência ao sonho.
Mais que resgatar a história do basquete ponta-grossense, que não possui somente conquistas, mas também lançou diversos atletas por todo o estado e país, também guardará a história do esporte brasileiro. Se o projeto sair do papel, Ponta Grossa terá o primeiro museu voltado somente ao basquete no Brasil.
Tamanha responsabilidade já está nas mãos da Associação, que recebeu diretamente da família de Mayr Facci, o ‘Mão-de-gato’ todo o acervo de conquistas do ex-jogador da Seleção Brasileira de basquete, falecido em 2015. Além de uma placa comemorativa do 2º Campeonato Mundial de Basquete Masculino, doada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
Ponta Grossa conta com alguns espaços de memória como o Museu Campos Gerais, o Museu de Arqueologia e a Casa da Memória Paraná e com a criação do Museu do Basquete, a cidade ganha mais um ponto turístico que poderá atrair visitantes e amantes do basquete no Brasil.

Ficha Técnica
Repórter: Laísa Braga
Publicação: Larissa Hofbauer
Supervisão: Muriel Amaral

Adicionar comentário

Registre-se no site, para que seus comentários sejam publicados imediatamente. Sem o registro, seus comentários precisarão ser aprovados pela administração do Periódico.