Confira o comentário em vídeo de Alex Marques, e logo em seguida a versão em texto.

 

Apesar da criminalização da homofobia no Brasil existir desde 2019, ainda há um grande desconhecimento sobre a lei, o que gera um alto índice de impunidade para esse tipo de crime. O ordenamento jurídico tenta evitar a violência contra a população LGBTQI+, mas a falta de divulgação da lei, faz com que nem mesmo as vítimas consigam denunciar ataques e agressões aos órgãos competentes.

O despreparo dos profissionais de segurança no momento de registrar o crime é uma verdadeira barreira para o uso correto da lei. Crimes de homofobia, quando denunciados, acabam sendo registrados como agressão física ou injúria. Desta forma, os registros acabam distorcendo a real dimensão do problema e não combatem de fato a homofobia.

A lei que busca punir os crimes de homofobia não deveria ser a única solução para o problema. Além do aspecto punitivo que o ordenamento jurídico já prevê, é necessário que a sociedade busque formas educativas e de conscientização para o respeito, a fim de evitar que as agressões e ofensas ocorram. Só assim, poderemos viver em um país onde pessoas LGBT+ não sejam vistas como alvo para crueldades.

 

Ficha Técnica

Repórter: Alex Marques

Publicação: Alex Marques

Supervisão: Muriel Amaral