Mais de 3 mil pontagrossenses com idades entre 16 e 17 anos devem exercer o direito de voto pela primeira vez em 2022, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O órgão observou um aumento de 727% em eleitores nessa faixa etária em relação aos números de 2020. Naquele ano, entre os 239.611 eleitores aptos a votar em todo o município, apenas 427 eram menores de idade.

“É importante que os jovens se interessem cada vez mais por exercerem seus direitos políticos”, afirma o chefe de cartório da 14ª Zona Eleitoral, Júnior César Borges. Entre esses eleitores — para os quais o voto é facultativo — cresce a vontade de participar do processo eleitoral. “Se temos esse direito de voto, devemos aproveitá-lo com consciência e discernir o certo do errado, pensando em nós, também”, diz Alef Gonçalves Proença, de 17 anos.

Eleitorado feminino

Mais informações do TRE-PR mostram que dos 3.534 jovens eleitores, 1.853 são do sexo feminino, contra 1.671 do sexo masculino. Esses dados são refletidos em todo o Brasil, onde dos 2,5 milhões de eleitores com idades entre 16 e 17 anos, 1,3 milhões são do sexo feminino. “É muito importante ter o direito de escolher alguém que me represente como mulher”, diz Brenda Rodrigues, que deve completar 16 anos até o fim do ano, quando votará pela primeira vez.

“Aumentando o número de mulheres [no eleitorado brasileiro], a gente acredita que mais mulheres passem a assumir os cargos públicos”, expressa Júnior  César Borges sobre o crescimento constante do eleitorado feminino, que agora corresponde a 53% do eleitorado brasileiro.

Redes sociais

O aumento é atribuído às ações afirmativas feitas pelo TSE ao longo do ano, que contaram com a participação de celebridades como a cantora Anitta, que, ao lado de outros artistas, foi às redes sociais para incentivar os jovens a tirar o título de eleitor.

“Esse engajamento de celebridades foi determinante, principalmente para essa faixa etária”, comenta  César Borges. Outras celebridades nacionais e internacionais como Mark Ruffalo, Mark Hamill e Bruna Marquezine também foram ao Twitter para mostrar apoio à campanha, que chegou ao fim no dia 4 de maio, data limite para a emissão ou regularização do título de eleitor.

O aumento também é atribuído ao sucesso do TRE-PR em redes sociais como o TikTok, onde a conta oficial do Tribunal tem mais de 70 mil seguidores. Os vídeos sobre o processo eleitoral dirigidos a um público mais jovem alcançaram mais de um milhão de visualizações. “Foi uma maneira direta de se comunicar com esse público porque é o meio que eles usam no dia a dia para ter uma série de informações”, diz Júnior, dizendo também que a presença do TRE-PR nas redes sociais foi um fator determinante para a evolução do eleitorado jovem.

Em Ponta Grossa, as eleições de 2022 devem levar 252.073 pessoas às urnas — ainda com apenas 1,40% correspondendo às pessoas de 16 e 17 anos — no dia 2 de outubro, quando devem ser eleitos o Congresso Nacional, além do presidente e do vice-presidente.

Ficha Técnica:

Reportagem: Mariana Real Rodrigues