Moradores relatam espera de meses para agendar revisão cadastral no CRAS

Fila CadÚnico

Mutirão causa filas em pontos de cadastros. Foto: Evelyn Paes 

 

De acordo com dados da Prefeitura de Ponta Grossa, o município conta com aproximadamente 44 mil famílias e 111 mil pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). Com as dificuldades causadas pela pandemia do coronavírus, cada vez mais pessoas precisaram receber benefícios sociais. Nos dois últimos anos, o CadÚnico recebeu um aumento no número de inscrições, o que gera grandes filas de espera para a atualização do cadastro no programa.

Para a atualização do CadÚnico, as pessoas devem comparecer ao CRAS mais próximo de sua casa, a partir de agendamento prévio, com todos os documentos necessários. A alta procura para inscrição no programa levou a Prefeitura a realizar mutirões de cadastramento no centro da cidade. No entanto, as senhas para conseguir atendimento acabaram logo no início da manhã, deixando diversas pessoas de fora. 

A grande quantidade de inscritos no CadÚnico explica a dificuldade para conseguir atualizar o programa. Moradora do bairro Santa Paula, Fabiana Mikytyn agendou a revisão cadastral no CRAS, mas o atendimento foi marcado para daqui a três meses. Outros sete moradores da cidade foram entrevistados e o problema relatado foi o mesmo: meses de espera para conseguir um atendimento.

O CadÚnico é o primeiro passo para que as famílias recebam benefícios sociais do governo federal. Com o Cadastro Único, é possível, por exemplo, receber o Auxílio Brasil, o Auxílio Gás e ter desconto na tarifa de energia. Kethlyn Cristina, moradora do bairro Santa Luzia, relatou que precisa do Auxílio Brasil para comprar alimento, mas a demora para a regularização do cadastro impede de ter o benefício, prejudicando sua família. Além da fila, outra dificuldade foi o contato com o CRAS. ‘‘Eles têm WhatsApp para o atendimento online, para tirar dúvidas, mas não respondem. Também liguei lá no CRAS e ninguém atendeu’’ conta Kethlyn.

No dia 14 de outubro acaba o prazo para revisão do Cadastro Único destinado às famílias que já participam do programa e não atualizaram os dados há mais de dois anos. Para quem está com problemas cadastrais, o prazo para regularização acaba em 31 de dezembro deste ano.

 

Ficha técnica:

Reportagem: Evelyn Paes

Edição e publicação: Maria Luiza Pontaldi

Supervisão de produção: Ricardo Tesseroli 

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Marcelo Engel Bronosky e Ricardo Tesseroli