Mais de 20% da população com título de eleitor não compareceu ao primeiro turno

 

O número de eleitores que não foram às urnas para votar no primeiro turno das eleições de 2022 ultrapassou o número de 32 milhões no Brasil. Somente no Paraná, mais de 1,5 milhão de eleitores deixaram de escolher seus candidatos. O número de pessoas que compareceram, mas votaram em branco ou anularam seus votos, também é expressivo. Para presidente, mais de 5 milhões de brasileiros anularam ou votaram em branco, já para governador do Paraná, o número chegou a mais de 722 mil pessoas .

No país, para a eleição de presidente da república, a soma dessas categorias representa 4,41% dos votos e no Paraná o índice chega a 3,83%. Em Ponta Grossa, os números também são expressivos e se assemelham à situação do país. No primeiro turno, 18% das pessoas se abstiveram de votar. Os votos brancos e nulos para presidente da república, no município, correspondem a 4,40%. Esse cenário traz atenção para as pessoas que não votaram e suas motivações por trás dessa decisão. 

52004775583 e800982707 o

Mais de 1,5 milhões de brasileiros deixaram de votar no primeiro turno | Foto: Vitória Testa/Lente quente

Agatha Miaw, de 18 anos, anulou seus votos no primeiro turno. Ela fez essa escolha por considerar que nenhum candidato, em especial para presidente, representava seus pensamentos. “Sempre tinha algo que me fazia questionar se eu realmente poderia votar em algum deles com a consciência limpa”, explica a estudante. Gabriel Giollo, de 21 anos,  também não se sentiu representado pelos candidatos e ainda cita as possíveis terceiras vias para a eleição como insuficientes. “Eu tinha alguns candidatos de interesse, mas a chance deles ganharem era muito pequena. Essa eleição ocorreu como outras, com apenas duas pessoas disputando o cargo”, justifica Giollo, que optou pelo voto em branco. 

Além daqueles que não se sentiram representados pelos candidatos, há uma fatia considerável que não compareceu às urnas por estar fora do domicílio eleitoral e não transferiram o título. É o caso de Leonardo Vieira, de 25 anos. Ele mora em Itapema, no estado de Santa Catarina, mas ainda vota em Ponta Grossa. “Não pude ir para Ponta Grossa, mas se tiver a oportunidade no segundo turno, pretendo votar”. Enquanto Leonardo tem vontade de votar, nem todos têm o mesmo desejo. João Leniar, de 20 anos, mora em Ponta Grossa e vota em Reserva. Ele não votou no primeiro turno e não pretende votar no segundo. “Vi todo o trabalho para transferir o título, vi os candidatos e preferi não votar”, explica. 

 

Segundo turno

Quem não votou no primeiro turno ou não escolheu nenhum candidato em específico pode votar no segundo turno, que ocorre no dia 30 de outubro, mesmo sem ter feito justificativa até o momento. A justificativa pode ser feita presencialmente no dia das eleições, ou através do aplicativo do e-título, até o primeiro dia de dezembro de 2022. Quem não justificar o voto precisa pagar uma multa de R$ 3,51 para que o título de eleitor continue regularizado. 

 

Ficha técnica

Reportagem: Maria Helena Denck

Edição e publicação: Lilian Magalhães e Tamires Limurci

Supervisão de produção: Muriel E. P. Amaral

Supervisão de publicação: Cândida de Oliveira, Ricardo Tesseroli e Marcelo Bronoski