Julho foi o mês com o maior número de moções, 141 ao todo

DSC 0096

Vereadores explicam que, por ordens do presidente da câmara, várias moções são aprovadas no mesmo dia | Foto: Marina Ranzani

No período de junho a setembro de 2024, a câmara municipal de Ponta Grossa concedeu 451 moções de aplauso, destacando contribuições positivas de cidadãos e instituições do município. O número de homenagens variou ao longo dos meses: julho foi o mês com maior destaque, totalizando 141 moções, enquanto agosto teve o menor número, com 82 moções.

O vereador Geraldo Stocco (PV) avalia que, embora as moções de aplauso sejam uma prática constante, a câmara tenta equilibrar a quantidade com a relevância das homenagens. “A gente procura não banalizar isso, tentando não conceder tantas, mas abranger diversas áreas, como educação e esporte”, afirma Stocco. Ele foi responsável por três homenagens em junho, quatro em julho e quatro em agosto.

Já o vereador Izaías Salustiano (PL) acredita que, por ser ano eleitoral e um período pós-eleições, os parlamentares tiveram restrições em apresentar alguns projetos de lei. Ele explicou que a ordem do dia é determinada pelo presidente da câmara, que decide quais projetos serão colocados em votação. “Coincidentemente ou por circunstâncias do legislativo, o presidente acaba colocando vários projetos de mesmo foco na mesma sessão, como nomeações de rua e moções”, diz. Durante o período, Salustiano apresentou uma moção em junho, cinco em julho, e não houve nenhuma homenagem em agosto e setembro.

O vereador Ede Pimentel (PSB) recorda da sua experiência como secretário municipal de Esportes, quando teve contato com o paradesporto. Ele destaca que, em 2024, o paradesporto de Ponta Grossa foi representado em Londrina, no PARAJAPS, e trouxe várias medalhas. “Todos aqueles que se destacaram nos jogos do estado receberam moções de aplauso, pois a conquista de medalha pelos atletas é merecedora", defende o vereador. Pimentel foi o responsável pela concessão de dez moções em junho, uma em julho, oito em agosto e cinco em setembro.

Ficha técnica

Produção: Maria Fernanda Sperafico

Edição e publicação: Mel Pires e Mariana Real

Supervisão de produção: Sérgio Luiz Gadini

Supervisão de publicação: Aline Rosso e Kevin Kossar Furtado